1:39 PM
19 de janeiro de 2026

O novo mapa que revela os segredos escondidos embaixo do gelo da Antártida

O novo mapa que revela os segredos escondidos embaixo do gelo da Antártida

PUBLICIDADE


Uma parte da camada de gelo da Antártida Ocidental com picos de montanhas despontando da superfície gelada, plana e imaculada. O céu acima é azul claro com nuvens esparsas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Até agora, muito do que se escondia sob a superfície gelada da Antártida permanecia um mistério

    • Author, Mark Poynting
    • Role, Repórter de Clima da BBC News

    • Author, Erwan Rivault
    • Role, Designer de dados sênior
  • Tempo de leitura: 5 min

Um novo mapa revelou a paisagem sob o gelo da Antártida com detalhes inéditos, algo que, segundo os cientistas, pode ampliar significativamente a compreensão do continente branco e congelado.

Os pesquisadores usaram dados de satélite e a física do movimento das geleiras da Antártida para estimar como o continente poderia ser sob o gelo. E encontraram evidências de milhares de colinas e cordilheiras até então desconhecidas.

Segundo os pesquisadores, seus mapas de algumas das cadeias montanhosas ocultas da Antártida estão mais nítidos do que nunca.

Embora os mapas possam apresentar imprecisões, os pesquisadores acreditam que os novos detalhes podem esclarecer como a Antártida responderá às mudanças climáticas e o que isso significará para a elevação do nível do mar.

Mapa da elevação da Antártida sob o gelo. As áreas em azul indicam terrenos abaixo do nível do mar, e as áreas em marrom, terrenos acima do nível do mar. Grandes regiões, especialmente na Antártida Ocidental, estão abaixo do nível do mar. O novo mapa revela com mais detalhes a paisagem escondida sob a camada de gelo, acompanhada de fotografias correspondentes de ambientes semelhantes em outras partes do mundo atualmente, como montanhas alpinas, planaltos recortados por vales profundos esculpidos por geleiras e planícies extensas

“É como se antes você tivesse uma câmera analógica com imagem granulada e agora tivesse uma imagem digital bem ampliada do que realmente está acontecendo”, disse a pesquisadora Helen Ockenden, da Universidade Grenoble-Alpes (França), principal autora do estudo, em entrevista à BBC News.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima