1:55 PM
22 de janeiro de 2026

Entenda a crise das fórmulas infantis que afeta produtos da Nestlé e da Danone

Entenda a crise das fórmulas infantis que afeta produtos da Nestlé e da Danone

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Após a Nestlé anunciar o recolhimento de fórmulas infantis em 60 países, inclusive no Brasil, em função da contaminação por cereulide, a crise se expandiu e passou a atingir outras grandes fabricantes do setor. Na quarta-feira (21), a Danone e a Lactalis também iniciaram o recall de produtos após identificar a presença da toxina em suas fórmulas em alguns países.

Veja abaixo o que já se sabe sobre a crise que afeta o setor, os riscos da toxina e os cuidados a serem tomados.

Qual a situação no Brasil?

Por enquanto, apenas os produtos da Nestlé estão passando por recolhimento no mercado brasileiro. Até a atualização mais recente desta matéria, as contaminações em fórmulas da Danone e Lactalis só haviam sido identificadas em lotes comercializados no exterior.

Já os lotes da Nestlé que tiveram a venda e distribuição proibida pela Anvisa são das seguintes marcas: Nestogeno, NAN Supreme Pro, NANLAC Supreme Pro, NANLAC Comfor, NAN Sensitive e Alfamino. Neste link, você pode conferir os lotes afetados. Vale lembrar que outros lotes das mesmas marcas seguem sendo considerados seguros para consumo.

Dois bebês foram internados no Distrito Federal, com vômitos e diarreia, após consumir fórmulas da Nestlé. As crianças já se recuperaram e o caso segue sob investigação para determinar se os sintomas realmente foram causados pelo produto.

Fora do Brasil, a Lactalis anunciou o recolhimento de lotes de fórmulas infantis em 18 países (Austrália, Chile, China, Colômbia, Congo, Equador, Espanha, França, Georgia, Grécia, Kuwait, Madagascar, México, Mônaco, Peru, República Tcheca, Taiwan e Uzbequistão), enquanto a Danone por enquanto só está fazendo o recolhimento da fórmula Dumex Dulac 1 comercializada na Singapura.

Continua após a publicidade

Entretanto, a situação pode mudar diariamente. A recomendação é conferir as notícias mais recentes sobre o assunto para se certificar de que um novo recolhimento não foi anunciado no Brasil.

O que é a cereulide e qual o seu perigo?

A cereulide é uma toxina produzida por cepas da bactéria Bacillus cereus, que está presente em alguns alimentos. Um dos desafios é o fato de que a cereulide é considerada altamente estável e resistente a degradações, podendo permanecer no produto mesmo após técnicas tipicamente usadas para descontaminação, como a fervura, o uso de produtos com pH extremo ou enzimas específicas.

Quando consumida em altas quantidades, a cereulide pode levar a episódios de vômito persistente, diarreia e letargia. A desidratação provocada por esses sintomas pode ameaçar seriamente a saúde dos bebês afetados, com frequência exigindo tratamento hospitalar.

A França investiga a possível conexão da morte de um bebê associada ao consumo das fórmulas contaminadas, com os resultados laboratoriais aguardados para os próximos 10 dias.

Continua após a publicidade

Como a toxina entrou nas fórmulas?

Segundo a Nestlé, primeira fabricante a identificar o problema, a toxina foi identificada no ácido araquidônico (ARA) vindo de um fornecedor específico de óleos. O ARA é um ácido graxo essencial da família dos ômega-6, uma das gorduras principais adicionadas às fórmulas infantis, ao lado do ácido docosahexaenoico (DHA), um tipo de ômega-3.

Ainda não está clara a origem do cereulide encontrado em produtos da Danone e Lactalis, nem se há conexão entre os casos enfrentados pelas diferentes fabricantes. Uma das hipóteses é que todas as empresas afetadas pela crise usem o mesmo fornecedor responsável pela contaminação, mas não há confirmação disso até o momento.

O que fazer se tiver o produto contaminado em casa

Confira o lote informado na embalagem da sua fórmula infantil. Caso ele esteja entre aqueles com contaminação já identificada, suspenda o uso imediatamente e fique atento a qualquer sintoma na criança.

Diante de problemas como vômito e diarreia, não hesite em procurar ajuda médica. Lembre-se de informar que o bebê fez uso da fórmula potencialmente contaminada.

Continua após a publicidade

No Brasil, consumidores que tenham latas dos lotes identificados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor da Nestlé para devolver o item e obter reembolso integral do valor. O contato pode ser feito pelo e-mail falecom@nestle.com.br ou pelo telefone 0800 761 2500, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima