6:40 AM
23 de janeiro de 2026

O maior museu da Holanda prepara uma mudança histórica

O maior museu da Holanda prepara uma mudança histórica

PUBLICIDADE



O Rijksmuseum, maior museu de Amsterdã e um dos mais proeminentes da Europa, anunciou no começo de dezembro planos para expandir suas operações para a cidade de Eindhoven – a quinta mais populosa do país, a 126 km da capital. A carta de intenções ainda não estabelece prazos, mas a expectativa é que a “filial” seja inaugurada após 2030, com obras estimadas entre seis e oito anos.

O novo polo será resultado de uma parceria entre o museu e a prefeitura de Eindhoven, com financiamento da ASML, multinacional do setor de semicondutores sediada na cidade. A futura atração ficará às margens do rio Dommel, próxima à Estação Central, em uma área de fácil acesso para quem estiver de passagem por Eindhoven.

O que esperar do novo museu

Eindhoven é conhecida como uma “capital da inovação” nos Países Baixos, berço de relevantes empresas de tecnologia – foi lá, por exemplo, que surgiu a Philips. A ideia é que o espaço incorpore parte dessa identidade em suas exposições, apresentando as atrações famosas do Rijkmuseum – uma instituição voltada às artes e à história – sob novas perspectivas.

O novo edifício deve ter ao menos 3,5 mil metros quadrados, mas o projeto ainda está em estágios iniciais. Não há planos específicos sobre os espaços ou que elementos do acervo serão levados a Eindhoven, mas a ideia é criar áreas que permitam que mais riquezas guardadas pelo Rijkmuseum, hoje “escondidas” pela falta de espaço em Amsterdã, sejam exibidas de forma permanente ao público.

Conhecendo o Rijksmuseum

Não é à toa que o museu é considerado um dos mais importantes da Europa: ele abriga obras de artistas famosos e conta os 800 anos de história dos Países Baixos. Estão no acervo trabalhos de Rembrandt, Van Gogh, Vermeer e também porcelanas, têxteis e esculturas que testemunham diferentes períodos históricos e artísticos da nação.

Continua após a publicidade

O local também é equipado com salas temáticas, retratando aspectos como o poder naval da Holanda, com réplicas de navios de guerra do século XVII e uma imponente biblioteca do século 19 com ornamentação original. O Rijkmuseum também fica em uma posição privilegiada na cidade de Amsterdã, ao lado de outras instituições dignas de uma visita quando se passa pela cidade, como o Museu Van Gogh e a Concertgebouw, a Sala de Concertos Real, uma referência arquitetônica do país.

Leia tudo sobre a Holanda

10 bibliotecas incríveis pelo mundo

Continua após a publicidade

 

 

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

 

 



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima