
Em uma viagem para um lugar novo, ter um mapa à mão é fundamental. É claro: hoje em dia, poucas pessoas realmente saem por aí se guiando com um mapa em papel, e os aplicativos tomaram conta do cenário.
Se você tem internet à disposição, não há muito mistério nesse tipo de navegação. Mas a situação pode gerar mais dúvidas quando não há wi-fi nem rede móvel disponível. É a hora de recorrer a um mapa offline, um caso em que nem sempre o app que você se acostumou a usar é necessariamente a melhor alternativa.
Conheça algumas das opções atualmente disponíveis para se guiar mesmo sem internet:
Como funciona um mapa offline
Para usar um mapa offline, o primeiro passo é fazer o download da região que você deseja ter guardada em seu celular. O tamanho da área que pode ser salva depende dos objetivos da sua viagem, do espaço que você tem e das limitações de cada aplicativo – por isso, vale definir bem os lugares com mais chance de ficar sem internet, que precisam ter esse backup garantido para não se perder durante a viagem.
Via de regra, o mapa baixado terá um nível semelhante de detalhamento (na região selecionada) da versão online, com limitações como a ausência de informações em tempo real, como aquelas sobre tráfego, por exemplo. Já com o mapa em seu dispositivo, o GPS do seu celular vai usar as coordenadas em tempo real para indicar sua posição na tela, sem a necessidade de conexão à internet.
Opções de apps para mapas offline
- Para ficar no que você já conhece: Google Maps
O Google Maps é uma opção clássica e um dos melhores do mercado quando o assunto é navegação online. A versão offline também quebra um galho, e muitos viajantes preferem ficar com ela por já estarem acostumados à interface do aplicativo. No entanto, vale a pena também conhecer as outras alternativas, que costumam ter menos limitações à navegação sem internet.
- Para baixar mapas maiores sem lotar a memória: HERE WeGo
Quem pretende fazer uma viagem que não se limita a uma única cidade costuma indicar o HERE WeGo como uma alternativa superior para a navegação offline. Em relação ao Google Maps, ele usa menos espaço para salvar os mapas (e não os deleta automaticamente após algum tempo), o que permite baixar regiões ou países inteiros por uma fração da memória exigida pelo outro aplicativo. O app também cria rotas detalhadas em lugares remotos, mesmo sem internet.
- Para caminhar mais sem se perder: Maps.me
Esse app é o queridinho de quem vai fazer muita coisa a pé, seja em cidades ou em trilhas fora de áreas urbanas. Utilizando dados do OpenStreetMap (OSM), uma plataforma gratuita e colaborativa, ele costuma ter informações bem mais detalhadas de áreas que aparecem de forma genérica no Google Maps, como caminhos dentro de praças e parques – dependendo do lugar, há até informações específicas sobre onde encontrar um determinado bebedouro ou banco. Vale conferir com antecedência se seus locais de interesse estão bem contemplados na plataforma, que também exige menos espaço que o Google na hora de baixar mapas para uso offline.
Fonte.:Viagen


