11:57 PM
26 de janeiro de 2026

6 pratos para começar a descobrir a culinária do Pará

6 pratos para começar a descobrir a culinária do Pará

PUBLICIDADE


Que o Pará era dono de uma das gastronomias mais ricas do Brasil, não era exatamente um segredo para quem vive em nosso país. Mas a fama mudou de patamar no final de 2025, quando Belém sediou a conferência do clima, a COP30, e a culinária paraense também foi apresentada ao resto do mundo. Se você ainda não foi apresentado, é hora de mudar essa história. Comece seu tour pelos sabores que o Pará com os seguintes pratos:

1. Tacacá

tacaca-para-prato-tipico
Tacacá é um dos clássicos regionais (Bruna Brandão – MTUR/Flickr)

Um caldo quente de origem indígena, o tacacá é um sucesso entre quem visita o Pará, e dá para comprá-lo facilmente em barraquinhas na rua – em Belém, a experiência clássica é tomar um tacacá no Mercado Ver-o-Peso. A base é o tucupi, um caldo amarelado que vem da mandioca brava, engrossado com goma de tapioca. Ali, são fervidas ervas diversas e camarão, e adicionado o jambu, outra planta regional típica conhecida por gerar uma sensação de dormência e formigamento na boca.

2. Maniçoba

manicoba-comida-paraense
Maniçoba servida com arroz (Bruna Brandão – MTUR/Flickr)

A maniçoba é uma receita famosa pelo trabalho que dá: usando como base a maniva (nome dado à folha da mandioca moída), ele leva uma semana para ser preparado, já que é necessário cozinhar a planta por vários dias para eliminar suas substâncias tóxicas ao consumo humano. Posteriormente, a essa base são adicionados temperos diversos e carnes salgadas e defumadas, geralmente as mesmas usadas em uma feijoada – é por isso que há quem apelide a maniçoba de “feijoada paraense”. O prato costuma ser acompanhado de arroz e farinha.

3. O açaí legítimo

acai-bowl
Vale testar um açaí legítimo em Belém (Márcia do Carmo – MTUR/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

O Brasil inteiro conhece o açaí, mas será que conhece o açaí de verdade? Se você só tem a experiência com a polpa congelada que ajudou a popularizar esse sabor amazônico no resto do país e pelo mundo afora, vale consumir as opções legítimas oferecidas no Pará, o estado que tem a primazia de conhecer o açaí desde a origem: ainda hoje, mais de 90% da produção nacional vem de lá. A diferença é que, enquanto em outras regiões do país o açaí é acompanhado de mel, granola, banana ou morango, no Pará você terá a experiência de comê-lo puro. Por lá, o açaí acompanha o peixe frito na forma de um caldo grosso que não é nem salgado nem doce, misturado com farinha baguda.

4. Caruru

caruru-receita
Bem conhecido na Bahia, caruru também tem versão paraense (./Wikimedia Commons)

Se você já foi à Bahia, talvez tenha provado o caruru e decida passar batido pelo prato de mesmo nome encontrado no Pará. De fato, eles são bem parecidos: a base continua sendo o quiabo e o azeite de dendê. Mas, no lado amazônico, a textura muda bastante: enquanto a versão baiana costuma engrossar a receita com pão amanhecido e amendoim, no Pará a receita é menos espessa, usando farinha de mandioca, com uma consistência que lembra um pirão mais ralo. Receitas que buscam dar um sabor mais local também podem incluir ingredientes típicos do Pará, como o tucupi e o jambu.

5. Pato no tucupi

pato-no-tucupi
Pato no tucupi (Bruna Brandão – MTUR/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Como ocorre no tacacá, ingredientes típicos do Pará também são destaque nesta receita clássica. Além do tucupi já mencionado no nome, a carne de pato é preparada também com o jambu, rendendo uma combinação que é quase uma unanimidade entre os paraenses e quem visita o estado.

6. Chibé

chibe-para
Combinação simples de ingredientes, chibé é sucesso acompanhando outras receitas locais (Manuel Dutra/Gastronomia Paraense/Reprodução)

Uma receita simples de origem indígena, mas que se tornou um complemento indispensável da culinária paraense: a base é apenas farinha de mandioca e água, mas seu valor nutricional e versatilidade o converteu em um curinga para utilizar combinado a pratos doces e salgados, do açaí ao charque, passando pelo camarão e pelo peixe. Além dos ingredientes básicos, dá para incrementar a receita ao gosto de quem prepara, e há variantes regionais: sal, pimenta, jambu, coentro e cebola são alguns dos itens que podem surgir no chibé.

Leia tudo sobre o Pará

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima