5:04 AM
27 de janeiro de 2026

Tai Chi Chuan: entenda a prática milenar e confira seus benefícios

Tai Chi Chuan: entenda a prática milenar e confira seus benefícios

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Prática que mistura o exercício físico com elementos de meditação, o Tai Chi Chuan é uma atividade milenar que busca unir corpo e mente para proporcionar benefícios. De baixo impacto, com movimentos lentos, contínuos e fluídos, a arte marcial propõe melhorar a capacidade respiratória, equilíbrio e condicionamento físico.

Pela sua leveza, frequentemente o Tai Chi Chuan é indicado para idosos, mas ele pode ser praticado em diversas intensidades e níveis de complexidade, sendo uma opção para qualquer fase da vida. A técnica também proporciona benefícios à saúde.

O que é o Tai Chi Chuan

Com raízes no taoísmo chinês, o Tai Chi Chuan utiliza movimentos lentos e flexíveis que misturam práticas de meditação e esforço físico. A ideia é trabalhar tanto o corpo, em uma sequência movimentos chamada de “formas”, e a mente, em estado de plena atenção.

Os movimentos possíveis podem chegar às centenas de variações e incluem, em grande parte, a postura de semiagachamento e o controle da respiração, assim como movimentos corporais contínuos, na maioria das vezes lentos, encadeados e fluídos.

A atividade possui diversos estilos: alguns podem exigir anos de prática, enquanto outros são mais simples e indicados para quem está começando. As variações também impactam nos efeitos e intensidade sobre o próprio corpo.

Continua após a publicidade

O Tai Chi Chuan normalmente é direcionado ao público idoso, como uma forma de intervenção para manter a saúde cardiovascular e o equilíbrio com o passar da idade, mas a atividade, na realidade, pode ser praticada por qualquer um.

+Leia também: Exercícios para idosos: o que buscar (e evitar) para se manter saudável

Tai Chi Chuan realmente tem benefícios?

O Tai Chi Chuan, como atividade física, pode recrutar diversos músculos e articulações, principalmente relacionados à flexão do tornozelo, joelho, e flexão e abdução do quadril. Por ser praticado em semiagachamento, também pode ser efetivo para ganho de força, principalmente nos membros inferiores.

O esporte também proporciona melhora no equilíbrio, postura e prevenção de quedas, já que trabalha a transferência de peso do corpo, controle articular e coordenação entre as diversas posições.

Continua após a publicidade

Além disso, o exercício também é relacionado a um aumento da capacidade aeróbica em comparação ao público sedentário. Entretanto, isso também depende da intensidade dos movimentos e, por isso, se o praticante busca uma atividade com frequência cardíaca mais alta, talvez o ideal seja complementar o Tai Chi Chuan com outra prática.

Estudos também demonstram que o exercício tem bom perfil de segurança inclusive para pacientes com problemas cardíacos. Porém, dependendo do estilo de Tai Chi Chuan que se pretende praticar, ele pode exigir uma curva de aprendizagem alta. O indicado é sempre ter orientação de um profissional experiente nessa arte marcial.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima