6:14 PM
28 de janeiro de 2026

Anvisa libera cultivo de cannabis no Brasil para produzir medicamentos e amplia acesso a uso medicinal; entenda o que muda

Anvisa libera cultivo de cannabis no Brasil para produzir medicamentos e amplia acesso a uso medicinal; entenda o que muda

PUBLICIDADE


Plantação de cannabis na Itália

Crédito, Valeria Mongelli/Bloomberg via Getty Images

Legenda da foto, Plantação de cannabis no país deverá seguir padrões com baixo teor de THC

Tempo de leitura: 3 min

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta quarta-feira (28/1) o cultivo de Cannabis sativa no Brasil para fins medicinais e de pesquisa.

A reunião cumpriu uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, em novembro de 2024, definiu a legalidade da produção “para fins exclusivamente medicinais e/ou farmacêuticos atrelados à proteção do direito à saúde”.

Para fins medicinais, foi autorizado o cultivo do cânhamo industrial, uma variação da Cannabis sativa com teor de tetrahidrocanabinol (THC) inferior a 0,3% — o THC é o principal componente psicoativo da planta.

Essa variação não causa efeitos psicotrópicos, ao mesmo tempo em que possui alto teor de canabidiol (CBD), valorizado por seu potencial terapêutico em tratamentos de ansiedade, dor crônica, epilepsia, distúrbios do sono e outras condições neurológicas.

Segundo a regulação, a produção será limitada, compatível com a demanda farmacêutica, e as empresas devem informar e justificar as quantidades, incluindo os hectares da área a ser utilizada na produção.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima