8:30 PM
28 de janeiro de 2026

Imigração na Espanha: a nova lei que pode beneficiar 25 mil brasileiros em situação irregular no país

Imigração na Espanha: a nova lei que pode beneficiar 25 mil brasileiros em situação irregular no país

PUBLICIDADE


Garçonete leva bandeja com bebidas

Crédito, Getty Images

    • Author, Joana Rei
    • Role, De Madri (Espanha) para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 5 min

O governo espanhol aprovou na terça-feira (27/1) um decreto-lei que regularizará a situação de milhares de pessoas migrantes que vivem de forma irregular no país.

O governo estima que a medida afete 500 mil estrangeiros, mas dados de 2025 do centro de análise Funcas indicam que o número de beneficiados pode chegar a 840 mil pessoas. Destas, mais de 25 mil são brasileiras.

A medida beneficiará todas as pessoas que vivam na Espanha em situação irregular desde antes de 31 de dezembro de 2025 e os solicitantes de asilo.

Os requisitos incluem a ausência de antecedentes criminais e a comprovação de residência no país por, pelo menos, cinco meses no momento da solicitação.

O prazo para dar início ao processo de legalização vai de abril até 30 de junho. Para comprovar os cinco meses exigidos, os imigrantes poderão apresentar documentos como um contrato de aluguel ou contas de energia elétrica, o registo no centro de saúde ou inscrição municipal de residência, comprovantes de envios de dinheiro ou passagens de transporte.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima