Auditoria sigilosa busca identificar possíveis erros na supervisão e na condução da liquidação extrajudicial da instituição financeira
O Banco Central (BC) abriu uma investigação interna para apurar possíveis falhas na condução do processo de fiscalização e na liquidação extrajudicial do Banco Master, instituição ligada ao banqueiro Daniel Vorcaro.
A auditoria, que corre sob sigilo, foi iniciada logo após a liquidação do banco, ocorrida no ano passado. O objetivo é verificar por que a área técnica teria demorado a identificar o aumento das operações consideradas de risco realizadas pela instituição.
A sindicância foi determinada em novembro pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e está sendo conduzida de forma independente no órgão. Segundo fontes ligadas ao processo, a medida busca documentar e esclarecer todas as etapas da liquidação, considerada um procedimento grave no sistema financeiro.
A existência da investigação foi revelada pelo jornal O Globo e confirmada nesta quinta-feira (29). O caso permaneceu sob sigilo por se tratar de procedimento interno do Banco Central.
Após o início da auditoria, os chefes do Departamento de Supervisão Bancária (Desup), Belline Santana e Paulo Sérgio Neves de Souza, foram afastados dos cargos. Até o momento, não há acusações formais contra os servidores, e o afastamento ocorre para garantir a independência das apurações.
Fonte.: MT MAIS


