3:59 PM
29 de janeiro de 2026

Carnaval: Recife homenageia Lenine, Alceu abre em Olinda – 28/01/2026 – Turismo

Carnaval: Recife homenageia Lenine, Alceu abre em Olinda – 28/01/2026 – Turismo

PUBLICIDADE


O Carnaval de 2026 no Recife terá 50 polos espalhados pela cidade e cerca de 3.000 apresentações ao longo dos seis dias oficiais de folia. Com o tema Carnaval do Futuro, a programação reúne shows, cortejos e apresentações culturais distribuídos por bairros da capital pernambucana.

O palco principal do Marco Zero, no Recife Antigo, concentrará atrações nacionais e regionais. Entre os destaques da primeira noite, no dia 12 de fevereiro, estão o homenageado Lenine e o projeto Dominguinho, com João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho —a última apresentação será de Priscila Senna.

Para as noites seguintes, estão previstos shows de Iza, Liniker, Ludmilla, Sorriso Maroto, Seu Jorge e Alok. Na última noite da folia, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença fazem uma sequência de apresentações.

Além de Lenine, também serão homenageados a iabassê Dona Carmem Virginia e o bloco carnavalesco Madeira do Rosarinho, que completa cem anos.

No ano passado, o Carnaval movimentou R$ 2,7 bilhões, atraiu 3,5 milhões de pessoas e criou mais de 58 mil postos de trabalho temporários, de acordo com a prefeitura. Neste ano, a expectativa é de que a cidade receba mais de 150 voos extras entre os dias 12 e 22 de fevereiro.

Além dos grandes palcos, a programação inclui o Circuito Leda Alves de Cultura Popular, com cortejos de agremiações tradicionais pelas ruas do Recife Antigo.

O desfile do Galo da Madrugada será no dia 14 de fevereiro, a partir das 9h. O percurso começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, seguindo pela rua Imperial até a praça Sérgio Loreto, onde fica a sede do Galo, e se encerra às 18h30, na rua do Sol.

Em Olinda, a abertura oficial será na praça do Carmo, também no dia 12 de fevereiro. Alceu Valença comanda o primeiro show da festa, dando início à programação no Sítio Histórico e nas ladeiras da cidade. Blocos, troças, bonecos gigantes e orquestras de frevo ocuparão a cidade.

Já na sexta-feira (13), quem comanda a tradicional Sexta do Brega é a cantora Raphaela Santos.

Blocos tradicionais também ganham as ruas. O Homem da Meia-Noite desfila (à meia-noite, obviamente), entre os dias 14 e 15 de fevereiro, no largo do Bonsucesso, em Olinda. Já o Elefante faz seu desfile oficial no mesmo local, no dia 15. A Pitombeira dos Quatro Cantos, que fará homenagem ao filme ‘O Agente Secreto‘, vai às ruas no dia 16 —no longa, que se passa no período do Carnaval, em 1977, Wagner Moura usa uma camiseta da agremiação.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima