4:41 PM
29 de janeiro de 2026

Nioaque lança Plano de Desenvolvimento com ações voltadas aos pequenos negócios | ASN Mato Grosso do Sul

Nioaque lança Plano de Desenvolvimento com ações voltadas aos pequenos negócios | ASN Mato Grosso do Sul

PUBLICIDADE


Com estratégias que visam fortalecer o empreendedorismo, ampliar a geração de renda e impulsionar o crescimento econômico do município, o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM) de Nioaque foi lançado na noite dessa quarta-feira (28), na Câmara Municipal. A iniciativa é executada dentro do programa Cidade Empreendedora pelo Sebrae/MS e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em conjunto com a Prefeitura de Nioaque.

Conhecida como Vale dos Dinossauros em Mato Grosso do Sul, Nioaque possui atualmente 13,3 mil habitantes e abriga mais de 880 pequenos negócios. Para alavancar o desenvolvimento do município, o PDM consiste em um documento construído de forma colaborativa, considerando as demandas locais e os dados socioeconômicos, que elenca as ações prioritárias para o município. O apoio ao comércio local está entre as principais necessidades.

Prefeito de Nioaque, André Guimarães, destacou que uma das ações trazidas pelo documento tem como foco o apoio ao comércio local.

“Tem uma coisa que ficou muito clara para gente, que é fortalecer o pequeno empreendedor. Queremos que as pessoas daqui possam produzir, possam aumentar a renda gradativamente. Com isso, crescem, passam a contratar e fomentam a economia. Os pequenos negócios têm condições de criar vários empregos e é a sociedade civil que promove isso. O setor público dá o apoio”, pontuou o prefeito de Nioaque, André Guimarães.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Cláudio Mendonça, o PDM é uma das ferramentas disponibilizadas pelo programa Cidade Empreendedora e tem como propósito nortear os próximos passos do município. “Estamos aqui para lançar um legado que direciona o caminho que Nioaque pode seguir pensando no desenvolvimento. Isso envolve todos os negócios locais, os que estão na cidade e na zona rural. Envolve, por exemplo, como fortalecer a agricultura familiar, fazer o turismo evoluir, criar oportunidades de crescimento e de geração de renda”, destacou Mendonça.

Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS, expôs que o PDM é uma ferramenta disponibilizada pelo programa Cidade Empreendedora para a promoção do desenvolvimento.

Ao representar o governo do Estado, o analista da Semadesc Vagner Alexandre Teixeira, reforçou que o sucesso das ações elencadas pelo planejamento só será alcançado com a participação de todos. “Essa é uma política municipalista, que visa contribuir com todo setor produtivo do município. O PDM representa os rumos e as ações a serem desenvolvidas ao longo desse convênio do Cidade Empreendedora. Toda a sociedade deve participar e atuar em conjunto com o Sebrae, com a gestão do município para haver o sucesso”, ressaltou.

PDM de Nioaque

Durante o evento de lançamento, as ações que compõem o PDM de Nioaque foram apresentadas ao público. No centro do trabalho, estão medidas para fortalecer a agricultura familiar, além de promover a valorização e o desenvolvimento das comunidades indígenas e quilombolas presentes no município. Atualmente, Nioaque possui quatro aldeias indígenas da etnia Terena e uma Vila Atikum, bem como quatro quilombos. Os grupos já são acompanhados para a estruturação de produtos turísticos de base comunitária como medida para ampliar a geração de renda – um trabalho que deve ser intensificado.

Representando a Semadesc, Vagner Alexandre, pontuou que as ações devem ser executadas de forma conjunta.

Como Nioaque reúne diversos sítios arqueológicos, a estruturação do turismo paleontológico também faz parte das ações que compõem o plano. A ideia é estruturar o município para atrair visitantes interessados na temática. Outro ponto a ser trabalhado no município é o apoio direto aos pequenos negócios locais, com ações de qualificação ao empreendedor.

“Temos muita expectativa para movimentar a geração de renda do empreendedor. Vamos reestruturar a Sala do Empreendedor e fazer com que o empresariado e a população estejam engajados. Queremos multiplicar os pequenos empreendedores para ampliar a geração de renda da cidade”, esclareceu o secretário de Obras de Nioaque, César Augusto de Castro Santos.

Além de ações voltadas ao desenvolvimento econômico e empreendedorismo sustentável, o PDM de Nioaque também reúne iniciativas nas áreas de educação, inovação e capital humano aprimorado; infraestrutura, mobilidade e sustentabilidade urbana; e governança, gestão pública e inclusão social.

PDM foi apresentado ao público durante lançamento.

Na data, o lançamento do PDM de Nioaque reuniu lideranças locais e representantes da prefeitura. Entre os presentes estiveram o vice-prefeito Bruno Vieira Nogueira; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Marques; presidente do Sindicato Rural da cidade, Gabriel de Emílio; além dos caciques Elso Gonçalves Batista (Aldeia Cabeceira) e Ademar da Silva (Aldeia Brejão) e a cacica Vilma Marques (Aldeia Água Branca).

Para conhecer detalhes do Plano de Desenvolvimento Municipal de Nioaque clique aqui e confira o documento na íntegra. Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou pela Central de Relacionamento do Sebrae/MS, no número 0800 570 0800.



Fonte. Agencia Sebrae

Leia mais

Rolar para cima