Vídeo mostra Chiroli ao lado do vereador afastado Chico 2000 em evento investigado por desvio de emendas parlamentares
O empresário João Nery Chiroli, um dos alvos da Operação Gorjeta, aparece em vídeo publicado nas redes sociais agradecendo a Deus pela realização da 6ª Corrida do Legislativo, evento realizado em abril de 2025, em Cuiabá, e que agora é investigado por suspeita de uso irregular de recursos públicos.
A Operação Gorjeta foi deflagrada nesta semana pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) para investigar um suposto esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas a eventos esportivos e possível lavagem de dinheiro. Entre os alvos estão o empresário e o vereador afastado Chico 2000, que aparece ao lado dele nas imagens.
O vídeo foi gravado momentos antes da largada da corrida e segue disponível nas redes sociais dos envolvidos. Ao som da música gospel “A Glória é Tua”, do cantor João Freire, Chiroli agradece pela realização do evento.
“Mais uma prova. Tenho que agradecer a Ele. Obrigado, meu Deus”, diz o empresário, que também participou da entrega de medalhas aos competidores. O vereador Rafael Ranalli (PL) também aparece nas imagens.
Segundo as investigações, recursos públicos teriam sido direcionados ao Instituto Brasil Central (Ibrace) e à empresa Chiroli Uniformes. Além do empresário e do vereador afastado, também são investigados servidores da Câmara de Cuiabá, entre eles Rubens Vuolo e Alex Jones Silva, presidente do instituto citado.
Ao todo, foram cumpridas 75 ordens judiciais, incluindo buscas e apreensões, bloqueio de valores, afastamento de funções públicas e medidas cautelares. A Justiça determinou bloqueio inicial de R$ 676 mil, apreensão de bens e proibição de contato entre investigados.
Também foram determinadas a suspensão das atividades do instituto investigado, auditorias em contratos com o Município e proibição de novos pagamentos às empresas envolvidas. Os investigados podem responder por peculato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Veja o vídeo
Fonte.: MT MAIS


