4:46 PM
29 de janeiro de 2026

ICE: por que Trump escolheu Minnesota para seu maior destacamento de agentes migratórios nos EUA

ICE: por que Trump escolheu Minnesota para seu maior destacamento de agentes migratórios nos EUA

PUBLICIDADE


Mulher grita em meio a um protesto com cartazes contra o ICE, a agência federal americana de controle da imigração

Crédito, Shannon Stapleton / Reuters

Legenda da foto, A atuação dos agentes de imigração em Minnesota gerou protestos por parte da população do Estado

    • Author, Santiago Vanegas
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 7 min

Nas últimas semanas, o Estado americano de Minnesota se transformou no epicentro da ofensiva de Donald Trump contra a imigração.

As batidas começaram no início de dezembro e se intensificaram a partir de 6 de janeiro, quando o governo americano destacou mais de 2 mil agentes federais para a cidade de Minneapolis, na “maior operação até hoje”, segundo o Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS, na sigla em inglês).

O objetivo da Operação Metro Surge, segundo o governo, é deportar criminosos que se encontram irregularmente no país, que o presidente americano, Donald Trump, chama de “os piores dos piores”.

A presença na cidade do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) e da Patrulha da Fronteira gerou uma grande onda de reprovação, especialmente depois que agentes federais mataram dois cidadãos americanos: Renée Nicole Good, no dia 7, e Alex Pretti, em 24 de janeiro.

O governo Trump defende que, em ambos os casos, os agentes atuaram em legítima defesa. E a secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kristi Noem, afirmou que se tratava de “terroristas”.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima