Estudantes da rede estadual de Mato Grosso devem comprovar renda e desempenho no Enem para concorrer às bolsas de estudo
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) alerta que termina nesta quinta-feira (29.1) o prazo para inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni). O programa oferece bolsas integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e parciais, equivalentes a 50% do valor do curso.
Podem se inscrever estudantes que tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com média mínima de 450 pontos e nota diferente de zero na redação. Não podem participar os treineiros.
A oferta de bolsas pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde os candidatos podem filtrar por curso, instituição ou município.
Para obter bolsa integral, é necessário comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para a bolsa parcial, o limite é de até 3 salários mínimos.
Além disso, os candidatos devem atender pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou parcialmente em instituições privadas com bolsa integral;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura ou pedagogia, sem exigência de limite de renda.
Cronograma do Prouni:
- Consulta de bolsas: 19 de janeiro
- Inscrições: 26 a 29 de janeiro
- Resultado da 1ª chamada: 3 de fevereiro
Os estudantes interessados devem realizar as inscrições o quanto antes para garantir participação na seleção.
Fonte.: MT MAIS


