Os produtores do Azeite Sabiá entram no mercado de vinhos em fevereiro com lançamento de um espumante com a marca Cave Sabiá e já programam o lançamento de outros três ao longo do ano. O projeto da vinícola nasce no Rio Grande do Sul, com uvas cultivadas na cidade de Encruzilhada do Sul.
A proposta prioriza vinhos com longos períodos de descanso em garrafa. A primeira colheita das uvas ocorreu em 2024, com fermentação em tanques de aço inox e segunda fermentação em garrafa.
O primeiro rótulo a ser lançado é o espumante Grande Cuvée, com 18 meses de envelhecimento, feito as variedades chardonnay e pinot noir. A previsão é que as 15 mil garrafas estejam à venda até o fim de fevereiro.
Referência no plantio de uva, Encruzilhada do Sul é onde ficam vinhedos de importantes marcas como Chandon, Casa Valduga e Lídio Carraro. Durante o dia, no verão, tem temperatura mais quente do que a da serra gaúcha, mas menos chuva —fator importante para a produção vinícola.
O portfólio da Sabiá inclui ainda a Cuvée Beatriz e o Blanc de Blancs —com 1.200 unidades cada— que chegarão ao mercado com 24 e 36 meses. A meta do projeto é atingir 150 mil garrafas por ano em até cinco anos.
As vendas serão divulgadas nas redes sociais da Cave Sabiá e na loja do grupo.
Paralelamente ao lançamento dos espumantes, os fundadores Bia Pereira e Bob Costa inauguram pizzaria na Fazenda do Azeite Sabiá, em Santo Antônio do Pinhal (SP). A partir de sexta-feira (30), acontece abertura gradual até o Carnaval, funcionando às sextas e sábados, das 13h às 16h, com expectativa de ampliar o atendimento a partir do feriado, das 12h às 17h.
O azeite contabiliza vários prêmios internacionais desde a sua primeira safra, em 2020.
Fazenda do Azeite Sabiá
Estr. Municipal Pedro Joaquim Lopes, 3.931, Lajeado, Santo Antônio do Pinhal, SP. @azeitesabia
Fonte.:Folha de São Paulo


