2:27 PM
3 de fevereiro de 2026

Como mulheres pelo mundo lidam com a menopausa, da ‘segunda primavera’ no Japão ao hábito de mascarar sintomas na Inglaterra

Como mulheres pelo mundo lidam com a menopausa, da ‘segunda primavera’ no Japão ao hábito de mascarar sintomas na Inglaterra

PUBLICIDADE


Mulher madura colando post-its

Crédito, Tara Moore / Getty Images

Legenda da foto, Muitas outras mulheres compartilharam suas próprias estratégias de enfrentamento: algumas mantêm ventiladores sobre as mesas no trabalho para lidar com as ondas de calor, outras escrevem lembretes para si mesmas, como eu fiz, para contornar a névoa mental durante reuniões e apresentações

    • Author, Zoe Kleinman
    • Role, Editora de tecnologia, BBC News
  • Tempo de leitura: 10 min

Em novembro de 2025, publiquei uma nota no LinkedIn sobre névoa mental (brain fog, em inglês). Escrevi rapidamente, em cerca de dez minutos, relatando que, pela primeira vez em 20 anos de carreira, precisei recorrer a anotações durante uma transmissão de notícias ao vivo por causa da névoa mental da perimenopausa. Eu não esperava muitas respostas.

Para minha surpresa, a postagem gerou uma conversa nacional. Eu fiquei impressionada com a quantidade de mensagens de apoio que recebi, quase 400 comentários no LinkedIn, dezenas de mensagens privadas e centenas de interações em uma matéria sobre o tema no site da BBC News. Muitas seguiam a mesma linha, me chamando de “corajosa” por falar sobre o assunto ou agradecendo por “normalizar” a névoa mental.

Na época, eu não me senti particularmente corajosa (ou normal!), mas aquilo deixou claro o quanto a vergonha e o estigma ainda cercam alguns sintomas da perimenopausa e da menopausa, mesmo que eles afetem praticamente metade da população em algum momento da vida.

Estrelas de Hollywood, como Oprah Winfrey e Halle Berry, falaram sobre suas próprias experiências com a menopausa e seu impacto, assim como as apresentadoras de TV Davina McCall e Lorraine Kelly. Em 2018, a atriz Gwyneth Paltrow defendeu um “rebranding” da menopausa.

E algumas mudanças já ocorreram. Por exemplo, os exames de rastreamento da menopausa serão oficialmente incorporados às consultas de saúde do NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) para mulheres com mais de 40 anos a partir deste ano.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima