10:59 AM
4 de fevereiro de 2026

Operação Condor: a reunião secreta no Chile que uniu ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores há 50 anos

Operação Condor: a reunião secreta no Chile que uniu ditaduras do Cone Sul para eliminar opositores há 50 anos

PUBLICIDADE


Um homem sendo carregado por militares

Crédito, AFP

Legenda da foto, Países do continente viveram um mesmo período sob regimes ditatoriais

    • Author, Luiz Antônio Araujo
    • Role, De Porto Alegre para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 10 min

Entre os dias 25 e 29 de novembro de 1975, delegações de oficiais de inteligência de seis ditaduras militares do Cone Sul reuniram-se na Academia de Guerra do Chile, em Santiago, a fim de coordenar ações contra opositores na região.

Organizado pessoalmente pelo coronel do Exército do Chile e titular da Direção de Inteligência Nacional (Dina), Manuel Contreras Sepulveda, o encontro tinha por objetivo deixar para trás a colaboração eventual e lançar uma guerra secreta contra a subversão no continente.

O motivo da reunião foi sintetizado em documento preparatório distribuído um mês antes pelos anfitriões nos seguintes termos:

“A Subversão desde alguns anos se encontra presente em nosso Continente, amparado (sic) por concepções político-econômicas contrárias à História, à Filosofia, à Religião e aos costumes próprios dos países de nosso Hemisfério”.

Diante disso, o regime chileno propunha a criação de um “Sistema de Coordenação de Segurança” integrado pelos seis Estados — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — e todos os que quisessem aderir ao arranjo, com exceção de “países marxistas“.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima