9:48 PM
5 de fevereiro de 2026

EDP desfaz gatos e recupera 106,23 GWh de energia furtada – 05/02/2026 – Mônica Bergamo

EDP desfaz gatos e recupera 106,23 GWh de energia furtada – 05/02/2026 – Mônica Bergamo

PUBLICIDADE


A distribuidora de energia EDP recuperou 106,23 GWh de energia furtada em 2025 em municípios de São Paulo e do Espírito Santo. A prática é popularmente conhecida como “gato”.

Segundo balanço da concessionária, o volume seria suficiente para abastecer, por um mês, ao mesmo tempo, as cidades de Pindamonhangaba e Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, que somam cerca de 200 mil habitantes.

A chamada energia furtada é aquela consumida sem registro ou pagamento, por meio de ligações clandestinas, adulteração de medidores ou fraudes na rede elétrica. Embora não possa ser “devolvida” fisicamente ao sistema, ela é considerada recuperada quando a concessionária identifica a irregularidade, corrige a instalação, regulariza o ponto de consumo e passa a medir corretamente a energia utilizada, além de cobrar os valores retroativos previstos em norma.

Ao longo do ano passado, a empresa realizou cerca de 71 mil inspeções para identificar irregularidades. As ações foram feitas em parceria com a Polícia Civil.

Do total recuperado, 61 GWh correspondem à área de concessão da EDP em São Paulo, que inclui Guarulhos e outros 27 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

No Espírito Santo, onde a distribuidora atende 70 municípios, foram recuperados 45,23 GWh de energia desviada.

A EDP foi uma das concessionárias que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu recomendar ao governo as prorrogações antecipadas. Foram avaliadas que as empresas cumprem com requisitos para manter seus negócios por mais 30 anos.

com DIEGO ALEJANDRO, KARINA MATIAS e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima