2:13 PM
6 de fevereiro de 2026

Médica esclarece 6 boatos sobre câncer de mama que circulam na internet

Médica esclarece 6 boatos sobre câncer de mama que circulam na internet

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Olá leitores do Sextou com a Doutora!

Lendo as matérias da VEJA SAÚDE sobre a quantidade de desinformação que as redes têm trazido e o perigo disso tudo para a saúde, principalmente aqui, das mulheres, resolvi listar algumas das fake news mais traiçoeiras e que podem levar à piora da sua saúde ou da saúde da sua família.

Já vou afirmar no texto as verdades, se não uma frase retirada de contexto pode desqualificar a informação.

+Leia também: As mentiras do Dr. TikTok: como a máquina de desinformação das redes sociais coloca sua saúde em risco

Mamografia causa câncer? Não

Mamografia não causa câncer: o exame só encontra o que já está lá. E a quantidade de radiação que ela usa para ver a sua mama é desprezível. Sabia que um voo longo pode gerar mais radiação que uma mamografia?

Desodorante está ligado ao câncer de mama?

Desodorante não causa câncer. Qualquer um deles está bem? Geralmente as pessoas acham que o fato de se bloquear o poro (causar entupimento) pode causar algo. E sim, pode causar inflamação, o que chamamos de foliculite, mas nada a ver com câncer de mama.

Homens também podem ter câncer de mama

Homens podem sim ter câncer de mama. A chance é baixa, visto que para cada 100 casos temos 1 em homem, contra 99 em mulheres, mas, sim, podem ter a doença.

Continua após a publicidade

Sutiã e traumas não causam câncer

Sutiã não causa câncer. Pode usar ou não usar, fica a critério de quem tem mamas, mas não existe qualquer culpabilidade dos aros, rendas, tecidos ou formato, o que leva à próxima fake news que precisa ser entendida.

Trauma físico (batidas) ou trauma emocional não causam câncer de mama. Posso me ater em um próximo texto somente a este item se vocês quiserem, mas machucado é machucado.

Machucar a mama, uma batida na porta ou o chute do bebê pode sim fazer você levar a mão à sua mama e, de repente, você se aperceber que tem algo lá, mas é algo que já estava lá. Assim como todos nós, invariavelmente temos perdas, decepções, tristezas e não somos todos que temos câncer.

Depressão e idade não são causas diretas

Só para ser bem clara, pois o tema se relaciona com o de cima, depressão não causa câncer. É inegável que uma pessoa depressiva pode ter um jeito de viver que leve a aumento de risco para câncer.

Continua após a publicidade

Ela pode não comer direito, pode não se exercitar, pode não ir ao médico para fazer exames de rotina, pode beber excessivamente, mas não é causa direta. O estilo de vida conta, não a doença.

Qualquer mulher pode ter câncer, não depende exclusivamente da idade. Certamente, quanto mais envelhecemos, mais o nosso risco aumenta, pois câncer é uma doença degenerativa, mas não é exclusivo de mulheres mais velhas. Mulheres jovens também podem ter câncer, aliás escrevi sobre isso já aqui na minha coluna.

Mutação genética não é sentença

E por fim, se você nasceu com uma mutação genética, não é certeza que você terá câncer. O seu risco pode ser maior que o risco de outras pessoas que nasceram sem a mutação, mas celebre a vida: você nasceu, você está aqui vivendo e você pode sim interferir sobre esse seu risco, reduzindo-o se tiver uma vida saudável e feliz.

Geralmente não peço para que compartilhem os textos, pois acho que isso deve vir do coração, mas desta vez vou pedir: compartilhem muito. Essas informações podem salvar vidas.

Continua após a publicidade

Uma linda sexta-feira para você, leitor.

 



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima