5:31 PM
10 de fevereiro de 2026

Theia: o planeta que a Terra pode ter ‘engolido’, ajudando a formar a Lua

Theia: o planeta que a Terra pode ter ‘engolido’, ajudando a formar a Lua

PUBLICIDADE


Representação artística de uma pequena bola de rocha colidindo com uma maior, criando uma luz amarela brilhante com fragmentos de rocha voando ao redor. As bolas têm pontos brilhantes em sua superfície e são banhadas por um brilho vermelho, com o espaço negro e estrelas distantes ao fundo.

Crédito, Getty Images/Mark Garlick

    • Author, Fernando Duarte
    • Role, BBC World Service
  • Tempo de leitura: 6 min

Esse é o nome que os cientistas deram a um planeta hipotético que pode ter colidido com a Terra jovem há 4,5 bilhões de anos, liberando um fragmento que se tornaria a nossa Lua.

De acordo com essa teoria, sem o “sacrifício cósmico” de Theia, não teríamos nosso satélite natural permanente — e você talvez nem estivesse lendo este artigo.

Uma colisão de proporções cósmicas

Atualmente, os cientistas acreditam que uma enorme colisão entre a Terra e um objeto do tamanho de Marte liberou material suficiente para que este se aglomerasse e formasse a Lua.

Chamada de hipótese do impacto gigante, o evento também deu início a uma relação cuja importância para a vida como a conhecemos não pode ser subestimada. Entre outras coisas, a Lua exerce uma força gravitacional semelhante a um cabo de guerra com o nosso planeta, que, ao longo de bilhões de anos, estabilizou a Terra enquanto ela girava em seu eixo, o que contribuiu para a estabilidade do nosso clima.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima