10:49 AM
11 de fevereiro de 2026

‘Herançocracia’: por que gerações atuais dependem mais do patrimônio dos pais para seu sucesso financeiro

‘Herançocracia’: por que gerações atuais dependem mais do patrimônio dos pais para seu sucesso financeiro

PUBLICIDADE


Mulher abraça seus pais em um apartamento

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As pessoas que, hoje, têm menos de 45 anos têm mais possibilidade de comprar uma casa com a ajuda dos pais do que com a renda do seu trabalho, segundo a autora do livro ‘Herançocracia’.

    • Author, Lewis Vickers e Anna Budd
    • Role, Produtores do podcast “Radical”
    • Author, Amol Rajan
    • Role, Apresentador do podcast “Radical”

    • Author, Rafael Abuchaibe
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 9 min

A historiadora britânica Eliza Filby conta que, sempre que uma empresa a convida para dar uma palestra, ela começa explicando aos empregadores um ponto que ela acredita ser fundamental para entender a dinâmica dos ambientes de trabalho modernos.

“Você percebe que, agora, seus empregados com menos de 45 anos têm mais possibilidade de comprar uma casa sendo leais aos seus pais e não ao seu chefe?”

Filby é autora de Inheritocracy: It’s Time to Talk About the Bank of Mum and Dad (“‘Herançocracia’: está na hora de falar do banco da mamãe e do papai”, em tradução livre).

O livro é best-seller no Reino Unido e analisa como a fortuna acumulada por uma geração específica (os baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964) modelou o sistema econômico no qual as gerações posteriores precisaram se desenvolver.

“‘Herançocracia’ é um título intencionalmente provocador”, declarou a autora ao apresentador do podcast Radical, da BBC Rádio 4, Amol Rajan. “É o oposto da meritocracia, a crença de que o trabalho árduo resultará em sucesso e oportunidades.”



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima