10:16 AM
12 de fevereiro de 2026

Olimpíada de Inverno: combinado nórdico, o único esporte em que mulheres são proibidas de competir

Olimpíada de Inverno: combinado nórdico, o único esporte em que mulheres são proibidas de competir

PUBLICIDADE


A norueguesa Gyda Westvold Hansen compete com uma barba pintada no rosto em protesto pela inclusão nos Jogos Olímpicos de Inverno

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A norueguesa Gyda Westvold Hansen compete com uma barba pintada no rosto em protesto pela inclusão nos Jogos Olímpicos de Inverno

    • Author, Jess Anderson
    • Role, Jornalista da BBC Sports em Cortina d’Ampezzo
  • Tempo de leitura: 3 min

A esquiadora americana de combinado nórdico Annika Malacinski sonha em se tornar uma atleta olímpica. Em vez disso, precisa assistir de fora enquanto seu irmão mais novo, Niklas, realiza esse sonho nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

O combinado nórdico — uma mistura de esqui cross-country e salto de esqui — é a única modalidade olímpica na qual as mulheres não podem competir.

A modalidade faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde sua primeira edição, em Chamonix-Mont-Blanc, em 1924, mas sempre foi fechado às mulheres, apesar de existirem competições femininas na Copa do Mundo e no Campeonato Mundial de Combinado Nórdico.

Malacinski, de 24 anos, vem fazendo campanha para que a modalidade feminina seja incluída nas Olimpíadas há anos. Uma proposta formal foi feita para os organizadores dos jogos da Itália, assim como para os de Pequim, quatro anos atrás, mas ambas foram negadas.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) diz que não se trata de uma discussão sobre as mulheres, mas sobre o esporte como um todo, citando a baixa participação de diferentes países e a falta de audiência.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima