4:29 PM
12 de fevereiro de 2026

Epstein tinha CPF e tentou ponte com empresários brasileiros para negócios, mostram documentos obtidos pela BBC

Epstein tinha CPF e tentou ponte com empresários brasileiros para negócios, mostram documentos obtidos pela BBC

PUBLICIDADE


Foto de Jeffrey Epstein olhando fixamente para a câmera, com barba por fazer, diante de uma parede.

Crédito, Reuters

    • Author, Leandro Prazeres e Luiz Fernando Toledo
    • Role, Da BBC News em Brasília e em Londres
  • Tempo de leitura: 11 min

Documentos divulgados pelo governo dos Estados Unidos sobre o criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein indicam que seu interesse pelo Brasil ia além do seu vínculo com modelos e o suposto financiamento de uma rede de prostituição que incluía mulheres brasileiras.

A BBC News Brasil identificou, por exemplo, a existência de um CPF em nome de Epstein junto à Receita Federal. A reportagem também encontrou um e-mail em que Epstein classificou como uma “interessante” a sugestão feita a ele para obter a cidadania brasileira. Não há registros, porém, de que ele tenha, de fato, se naturalizado como brasileiro.

Os e-mails, extratos bancários e outros documentos divulgados pelo governo norte-americano nas últimas semanas também apontam que Epstein tinha uma equipe de consultores que monitorava a economia brasileira e lhe sugeria investimentos ligados ao Brasil.

Os e-mails também mostram que ele tinha intenção de se aproximar de empresários brasileiros como Eike Batista, Jorge Paulo Lemann e do ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga — nos documentos, os nomes foram citados por terceiros como pessoas de grande relevância no cenário do país.

Ser mencionado ou ter sua imagem incluída nos arquivos divulgados pelo governo americano não implica, necessariamente, um delito.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima