4:36 PM
13 de fevereiro de 2026

Vitamina de abacate engorda? Conheça os benefícios e pontos de atenção na receita

Vitamina de abacate engorda? Conheça os benefícios e pontos de atenção na receita

PUBLICIDADE



Ler Resumo

Para quem não se importa com o uso de um ingrediente mais calórico do que a média, a vitamina de abacate é uma opção interessante para adicionar um perfil de “gorduras boas” na rotina.

Rico em fibras e gorduras monoinsaturadas, o abacate é um ingrediente que tem ganhado proeminência em diversas receitas, mas ainda gera certa resistência na preparação de vitaminas ou smoothies pelo risco de acabar rendendo uma combinação que pese demais na balança.

Como ele já é um item calórico, qualquer ingrediente a mais acaba tornando essa contagem incômoda para dietas mais fit. Mas afinal, o que a vitamina de abacate oferece para a saúde? E dá para tomá-la sem medo de ganhar uns quilos a mais?

+Leia também:  Abacate: entenda por que ele é um aliado natural contra o colesterol ruim

O que o abacate tem de bom

O abacate é um alimento conhecido por uma série de benefícios à saúde, sendo uma fonte de vitaminas do complexo B, C, E e K, e minerais como o magnésio e o potássio, muito celebrado por sua ajuda na regulação da pressão arterial.

A maior fama dele, porém, é como fonte de gorduras monoinsaturadas, que contribuem para a regulação do colesterol, aumentando os níveis do HDL – o “colesterol bom”. Rico em fibras que se mantêm em uma vitamina ou smoothie, o abacate também é aliado da saúde digestiva e da estabilização dos níveis de glicose.

Continua após a publicidade

No caso de uma vitamina, onde é adicionado o leite, também estão presentes as vantagens oferecidas por esse ingrediente, essenciais para a saúde muscular e óssea: proteínas, cálcio e vitaminas como a A e a B12.

A vitamina de abacate engorda?

De modo geral, o abacate é mais calórico do que a maioria das frutas tipicamente utilizadas em vitaminas, devido ao maior teor de gorduras. Ele tem cerca de 160 calorias a cada 100 gramas, enquanto outros ingredientes dessa seara têm menos de 60 calorias para o mesmo volume.

Mas é importante lembrar que a fruta utilizada é apenas uma parte da equação: a quantidade e o tipo de leite, a inclusão de outros ingredientes, o uso ou não de açúcar, também são fatores que mudam muito o perfil nutricional de uma vitamina.

Continua após a publicidade

+Leia também: Vitamina para engordar: conheça quatro opções para ganhar peso com saúde

Uma vitamina de morango que utilize muito leite integral, açúcar e algum outro item calórico pode acabar “engordando mais” do que uma vitamina de abacate com ingredientes puxando para um lado mais light. Além disso, as gorduras e fibras do abacate também contribuem com a saciedade: se inseridas em uma rotina equilibrada, o total de calorias ao longo do dia pode acabar não sendo tão grande, já que a tendência é sentir menos fome.

Em qualquer situação, se o ganho de peso é uma preocupação para você (seja para buscá-lo ou evitá-lo), considere a quantidade de calorias e macronutrientes de todos os itens que você vai usar na vitamina, não se limitando à fruta.



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima