10:42 AM
14 de fevereiro de 2026

Valentine’s Day: como histórias de santos se fundiram e deram origem ao dia dos namorados

Valentine’s Day: como histórias de santos se fundiram e deram origem ao dia dos namorados

PUBLICIDADE


Reconstituição facial de São Valentim, realizada pelo designer brasileiro Cícero Moraes

Crédito, Cícero Moraes

Legenda da foto, Reconstituição facial de São Valentim, realizada pelo designer brasileiro Cícero Moraes

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 9 min

Quando imperador romano, Marco Aurélio Cláudio (214-270) resolveu proibir que os soldados se casassem — no entendimento dele, um guerreiro sem vínculos familiares era mais destemido, por ter menos receio de arriscar sua vida.

Conta-se que um bispo chamado Valentim, por acreditar no amor, seguiu celebrando enlaces matrimoniais dos militares, desrespeitando, assim, o decreto imperial.

Também há relatos de um religioso chamado Valentim que distribuía rosas pelas ruas. E narrativas que dizem ter havido um Valentim que recortava corações de pergaminho e entregava aos soldados, para que esses olhassem para tais cartões e relembrassem de suas amadas.

Ou mesmo a história de que um sacerdote Valentim contrariou planos de familiares influentes e, ao reconhecer que havia sentimento genuíno, aceitou oficializar a união entre um jovem cristão e sua noiva pagã.

Nos registros de santos do catolicismo, há onze de nome Valentim. E pelo menos três deles — conforme aponta o estudioso de hagiografias Thiago Maerki, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e associado da Hagiography Society, dos Estados Unidos — protagonizam relatos com mensagens de amor.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima