
O sacerdote católico Frei Gilson reuniu mais de um milhão de fiéis simultaneamente em uma live na madrugada desta quarta-feira de cinzas (18), que marca o início da Quaresma, para a oração do Rosário. As transmissões ao vivo, que tiveram início na pandemia e se popularizaram nos últimos anos nos canais do frei em plataformas digitais, ocorrem de segunda a sábado, a partir das 4 horas da manhã, durante todo o período quaresmal (neste ano, de 18 de fevereiro a 5 de abril).
Durante o Rosário desta madrugada, Frei Gilson mencionou quase 1,5 milhão de pessoas reunidas ao vivo – além de YouTube, Instagram e outras redes sociais, a oração é transmitida por emissoras católicas como Canção Nova e Rede Vida. No início da tarde desta quarta, o vídeo no canal oficial do religioso já ultrapassava 3,5 milhões de visualizações, com vários comentários de usuários que não conseguem acessar na madrugada, mas fazem questão de rezar com o frei horas depois.
Frei Gilson adotou prática de acordar na madrugada para rezar o Rosário como uma penitência pessoal. No ano de 2020, durante a pandemia de Covid-19, quando as igrejas foram impedidas de realizar missas e atividades presenciais, ele resolveu transmitir esses momentos de oração, sem grandes pretensões. A cada live mais fiéis foram se juntando a ele, com os testemunhos de milagres, curas e conversões também se multiplicando.
No ano passado, as transmissões do Rosário já haviam reunido 1,3 milhão de pessoas simultaneamente, segundo a TV Canção Nova. A assessoria de imprensa do frei prefere não informar dados de audiência.
Em um vídeo publicado em dezembro, Frei Gilson lançou um “desafio” online: “durante a Quaresma, acordar às 4 horas da manhã para rezar, comigo e com uma multidão, o Santo Rosário”. “Só para você ter noção, na última vez que nós rezamos, mais de 1 milhão de pessoas acordaram na madrugada para orar”, acentuou o religioso, que disse mencionar o dado apenas para motivar aqueles que têm receio de “não dar conta”.
“Se Deus está te chamando para fazer esses 40 dias, ele também vai te conceder a graça para realizar. Não é um mérito nosso, é preciso ter coragem. Tenho certeza que Deus vai te abençoar e dar a graça que você precisa para concluir bem esses 40 dias”, motivou.
Frei já foi cancelado na Internet
Com quase 9 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e e 11,7 milhões de seguidores no Instagram (a título de comparação, os números superam os de outros sacerdotes como padre Marcelo Rossi, que tem 10,7 milhões de seguidores no Instagram e 3,9 milhões de inscritos no YouTube), Frei Gilson é o pregador e cantor católico mais popular da atualidade.
CONFIRA UM PERFIL COMPLETO DO FREI GILSON
Com a crescente popularidade de suas transmissões na madrugada e seu posicionamento abertamente contrário a pautas progressistas (como aborto, feminismo e casamento homossexual), o religioso da Ordem dos Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo passou a ser rotulado como “conservador”, o que lhe rendeu ataques por parte da esquerda, além de campanhas de cancelamento.
Em setembro de 2024, Frei Gilson teve sua transmissão ao vivo do Rosário bloqueada pelo Instagram, sob a justificativa de que teria “ferido as diretrizes da comunidade”. Dias depois, as comunidades do sacerdote no WhatsApp também foram suspensas. As contas voltaram a funcionar após pressão online de juristas católicos e do público em geral.
Fonte. Gazeta do Povo


