O presidente da França, Emmanuel Macron, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da próxima reunião de líderes do G7, marcada para junho, em Evian, segundo informaram fontes oficiais do governo brasileiro nesta quinta-feira.
De acordo com o Palácio do Planalto, o convite foi feito durante um encontro entre os dois chefes de Estado à margem da Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial, realizada em Nova Délhi.
O governo brasileiro não informou se Lula já confirmou presença no encontro.
Desde que voltou ao poder, em janeiro de 2023, o presidente brasileiro tem participado como convidado das cúpulas anuais do G7. Ele esteve nas reuniões realizadas no Japão, em 2023, na Itália, em 2024, e no Canadá, em 2025.
Durante a reunião em Nova Délhi, Lula e Macron também discutiram temas da agenda internacional, com destaque para questões relacionadas à paz, segurança e inteligência artificial.
Segundo comunicado oficial, os dois líderes trataram ainda da integração transfronteiriça e de ações conjuntas no combate ao narcotráfico, ao garimpo ilegal e a outras modalidades de crime transnacional na região de fronteira entre o estado do Amapá e a Guiana Francesa.

Presidente brasileiro está na Índia a convite do primeiro-ministro Narendra Modi; Lula fica em Nova Délhi até sábado (21) e, de lá, segue para Seul, na Coreia do Sul
Agência Brasil | 20:36 – 19/02/2026
Fonte Noticias ao Minuto


