9:26 AM
20 de fevereiro de 2026

A prisão de brasileiro que abalou rede global de abusadores de crianças

A prisão de brasileiro que abalou rede global de abusadores de crianças

PUBLICIDADE


Um homem de óculos e de perfil tem parte de seu rosto iluminada enquanto o resto se funde com a escuridão ao fundo; ele encara um emaranhado de fios que se assemelha a uma teia de aranha.
Legenda da foto, Documentário da BBC acompanhou rotina de policiais dedicados ao combate do abuso sexual infantil na dark web.

    • Author, João Fellet
    • Role, Da BBC News Brasil
  • Tempo de leitura: 9 min

Em uma manhã de 2019, a Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação que caiu como uma bomba atômica sobre redes globais de abusadores sexuais de crianças, mas quase ninguém ficou sabendo.

Naquele dia, após vários meses de investigação e com o apoio de policiais de diferentes países, investigadores brasileiros prenderam um homem que administrava cinco dos maiores fóruns de materiais de abuso sexual infantil na dark web, uma parte oculta da internet só acessível por ferramentas específicas.

Segundo a PF, os fóruns tinham quase 2 milhões de usuários espalhados pelo mundo. Discreto e dotado de grande conhecimento técnico, o dono dos sites era conhecido na dark web como Lubasa e vinha conseguindo escapar das forças globais de segurança fazia alguns anos.

Apesar da grandiosidade do feito, a prisão foi mantida em sigilo por um motivo: com os servidores do criminoso em mãos, a polícia tinha informações para desmascarar outros tantos abusadores que frequentavam seus sites e temia que, se eles soubessem da detenção de Lubasa, poderiam tentar fugir.

Uma mulher com viseira, brinco de argola e cabelo preso rema enquanto olha para o horizonte.
Legenda da foto, Rafaella Parca, delegada da Polícia Federal que trabalha no combate ao abuso sexual infantil.

Sete anos depois da prisão — e de centenas de novas operações ocorridas a partir daquela, incluindo o resgate de um menino sequestrado que era tratado como morto na Rússia —, a história é narrada em Infiltrados na dark web, um documentário da BBC News Brasil com a BBC Eye, equipe de investigações da BBC.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima