2:34 PM
21 de fevereiro de 2026

Governo britânico estuda tirar ex-príncipe Andrew da linha de sucessão real

Governo britânico estuda tirar ex-príncipe Andrew da linha de sucessão real

PUBLICIDADE


Andrew Mountbatten-Windsor fotografado durante a coroação do Rei Carlos III na Abadia de Westminster em 2023.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Andrew Mountbatten-Windsor foi fotografado usando as vestes de uma ordem militar na coroação de seu irmão em 2023

  • Tempo de leitura: 5 min

O governo do Reino Unido está estudando a possibilidade de introduzir legislação para remover Andrew Mountbatten-Windsor, o ex-príncipe Andrew, da linha de sucessão real.

O ministro britânico da Defesa, Luke Pollard, disse à BBC que a medida — que impediria Andrew de se tornar rei — era a “coisa certa a se fazer”, independentemente do resultado de uma investigação policial sobre o ex-príncipe.

Atualmente, Andrew, que é irmão do rei Charles 3º, permanece em oitavo lugar na linha de sucessão ao trono, apesar de ter sido destituído de seus títulos — incluindo o de “príncipe”, em outubro passado — em meio à pressão sobre suas ligações com o financista pedófilo Jeffrey Epstein.

Na noite de quinta-feira (19/2), Andrew foi liberado, mas segue sob investigação, 11 horas após ter sido detido por suspeita de má conduta em cargo público. Ele tem negado veementemente e consistentemente qualquer irregularidade.

Em entrevista ao programa Any Questions da BBC Radio 4, Pollard confirmou que o governo estava “com certeza” trabalhando com o Palácio de Buckingham em planos para impedir que o ex-príncipe “estivesse potencialmente a um passo do trono”.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima