4:39 PM
24 de abril de 2025

A disputa sobre ocupação ilegal na Espanha: ‘Invadiram minha casa e tento recuperar há um ano’

A disputa sobre ocupação ilegal na Espanha: ‘Invadiram minha casa e tento recuperar há um ano’

PUBLICIDADE


Ricardo Bravo

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Ricardo Bravo é porta-voz e um dos fundadores da Plataforma dos Afetados pelas Ocupações

  • Author, Claudia Wallin
  • Role, Para a BBC News Brasil de Barcelona

“Quase me mataram”, exaspera-se Carlos Gama. Há um ano ele luta na Justiça para expulsar dois homens que ocuparam seu apartamento, zona metropolitana de Madri. “Jogaram da janela um pedaço de concreto contra mim, e escapei por pouco. Eles me insultam e me ameaçam. Dizem que se eu chegar perto deles, vão cortar meu pescoço”, contou à BBC News Brasil.

Em Castelldefels, na província de Barcelona, Mercedes e o marido estão em tratamento psicológico. Sua casa também foi ocupada por um casal com um bebê em maio do ano passado, quando eles haviam se mudado temporariamente para a casa da mãe enferma de Mercedes a fim de cuidar dela.

“Violaram nossa intimidade, tomaram a nossa propriedade. Uma vida inteira de mais de 20 anos, recordações, joias, roupas e móveis estão hoje em mãos de estranhos. Sem que a polícia e as autoridades nada façam”, desabafa Mercedes. Ela prefere não revelar o sobrenome.

Os casos de Carlos e Mercedes não são isolados. Em várias regiões da Espanha, a ocupação ilegal de imóveis afeta milhares de pequenos e grandes proprietários – e virou uma questão de disputa na política (leia mais abaixo).



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima