9:00 AM
18 de dezembro de 2025

A epidemia de doenças transmitidas por mosquitos em Cuba em meio a colapso sanitário: ‘Parece uma cidade de zumbis’

A epidemia de doenças transmitidas por mosquitos em Cuba em meio a colapso sanitário: ‘Parece uma cidade de zumbis’

PUBLICIDADE


A cubana Pilar Alcantara, de 81 anos, em recuperação do vírus chikungunya em sua casa, em Havana, em novembro

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Pilar, de 81 anos, em recuperação do vírus chikungunya em sua casa, em Havana, em novembro

    • Author, Atahualpa Amerise
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 8 min

“O vírus” é a ameaça que mais assusta hoje os habitantes de Cuba, já afetados pela escassez de alimentos, medicamentos e eletricidade.

Febre alta, irritações na pele, vômitos, diarreia e inflamação das articulações são os sintomas mais frequentes, enquanto aqueles que já foram infectados sofrem sequelas de diversas gravidades. Os que ainda estão saudáveis, por fim, temem adoecer a qualquer momento.

“O vírus” a que os cubanos se referem é, na realidade, a disseminação simultânea de três arboviroses — doenças virais transmitidas por mosquitos — dengue, chikungunya e oropouche, segundo o governo cubano e a Organização Mundial da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (OMS/Opas).

A esses se somam outros vírus respiratórios, como o da covid-19, de acordo com autoridades epidemiológicas ouvidas pela imprensa estatal.

“Matanzas [cidade] hoje parece uma cidade de zumbis… é assim que andamos, curvados, doloridos. Basta sair nas ruas e ver”, escreveu há algumas semanas a jornalista Yirmara Torres Hernández em uma mensagem nas redes sociais reproduzida por diversos veículos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima