11:14 AM
12 de agosto de 2025

A história do alemão enterrado em faculdade de SP que fundou uma poderosa sociedade secreta

A história do alemão enterrado em faculdade de SP que fundou uma poderosa sociedade secreta

PUBLICIDADE


Túmulo de Julius Frank em um dos pátios na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Crédito, Flávio Roberto Batista

Legenda da foto, Túmulo de Julius Frank em um dos pátios na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Em forma de um pequeno obelisco, o túmulo é um monumento inusitado em um pátio interno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no Largo São Francisco, centro de São Paulo. A lápide revela a identidade: Júlio Frank, como se tornou conhecido no Brasil o intelectual alemão Johann Julius Gottfried Ludwig Frank.

Nascido em 1808, ele migrou para o Brasil em 1828. Erudito, começou a ganhar a vida dando aulas particulares em repúblicas estudantis de São Paulo e acabou se tornando professor na Faculdade de Direito. Em 1834, foi nomeado professor de História, Filosofia e Geografia do curso anexo da instituição – que funcionava como escola preparatória.

Mas o que lhe renderia, anos mais tarde, o direito de ser sepultado com destaque no interior do prédio universitário viria de uma sociedade secreta que Frank fundou a Burschenschaft Paulista, mais conhecida como Bucha.

Um personagem misterioso

Conforme definiu o jornalista Afonso Schmidt (1890-1964) no livro A Sombra de Júlio Frank, o alemão era admirado e ignorado na mesma medida.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima