4:16 PM
18 de novembro de 2025

A mágoa pelo disco ‘Transa’ que fez Jards Macalé ficar 50 anos sem falar com Caetano Veloso

A mágoa pelo disco ‘Transa’ que fez Jards Macalé ficar 50 anos sem falar com Caetano Veloso

PUBLICIDADE


Os cantores Jards Macalé e Caetano Veloso dando risada, enquanto Macalé toca o braço de Caetano afetuosamente

Crédito, Reprodução/Instagram @jardsmacale

Legenda da foto, Encontro de Jards Macalé e Caetano Veloso durante as gravações do documentário ‘London 70’, em que os músicas recordaram a gravação de ‘Transa’

    • Author, Tom Cardoso
    • Role, De São Paulo para a BBC News Brasil

O cantor e compositor Jards Macalé, morto ontem, aos 82 anos, vítima de uma parada cardíaca, sofrida após um procedimento cirúrgico — ele estava internado no Rio de Janeiro, onde morava, para tratar um enfisema pulmonar —, não se destacou apenas como compositor.

Autor de canções icônicas como “Vapor Barato” e “Mal Secreto”, ambas em parceria com o poeta Waly Salomão, Macalé também se destacou como produtor e arranjador, sendo responsável pela concepção musical do disco Transa, considerado por muitos o melhor e mais importante disco de Caetano Veloso.

“Sem Macalé não haveria Transa“, escreveu Caetano em suas redes sociais, minutos após a confirmação da morte do compositor carioca.

O antológico disco, gravado em Londres, uniu e separou os dois músicos e amigos.

Eles ficaram mais de 50 anos sem se falar, trocando farpas pela imprensa, numa rinha iniciada por Macalé, que não se conformava com o fato de seu nome não aparecer na ficha técnica de Transa.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima