12:01 PM
19 de novembro de 2025

A surpreendente ligação entre os cabelos grisalhos e o câncer

A surpreendente ligação entre os cabelos grisalhos e o câncer

PUBLICIDADE


Mulher madura escovando os cabelos grisalhos com uma escova de cabelos rosa.

Crédito, Patrik Giardino via Getty Images

Cabelos grisalhos são uma marca do envelhecimento. É um lembrete visual da passagem dos anos e de todas as mudanças corporais que acompanham.

Mas pesquisas recentes têm colocado em xeque essa visão simplista — revelando que os fios prateados nas nossas cabeças podem ser uma manifestação externa da intricada defesa do corpo contra o câncer.

Um novo estudo feito em camundongos lançou luz sobre as marcantes maneiras com as quais os nossos corpos lidam com os danos celulares — um processo fundamental tanto para o envelhecimento quanto para o câncer. No envelhecimento, os danos celulares gradualmente enfraquecem e desorganizam o funcionamento das células. No câncer, células defeituosas ou não reparadas podem levar a um crescimento anormal e à formação de tumores.

Esse estudo destacou a ligação surpreendente entre a perda de pigmentação no nosso cabelo e os mecanismos que podem manter afastados os cânceres letais.

As células-tronco de melanócitos estão no centro dessa descoberta. Essas células residem nas profundezas dos folículos capilares e servem de reservatório para os melanócitos — células produtoras de pigmento responsáveis pela cor do cabelo e da pele.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima