10:28 AM
28 de agosto de 2025

Acidentes aéreos: o dia em que um avião quase derrubou prédio-símbolo de Nova York

Acidentes aéreos: o dia em que um avião quase derrubou prédio-símbolo de Nova York

PUBLICIDADE


Foto de 1930 mostra operário fazendo a estrutura metálica do Empire State. Foto de Lewis Hine, hoje em Domínio Público

Crédito, Domínio Público

Legenda da foto, Foto de 1930 mostra operário fazendo a estrutura metálica do Empire State. Foto de Lewis Hine, hoje em Domínio Público

    • Author, Edison Veiga
    • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

Naquele verão de 80 anos atrás, os Estados Unidos ainda vestiam o caráter sóbrio da Segunda Guerra Mundial. Se na Europa o conflito já havia terminado, com a rendição dos nazifascistas, a Ásia estava em combustão, com o Japão ainda lutando.

Em uma manhã de sábado, em 28 de julho de 1945, um avião militar chocou-se contra o edifício Empire State, então o arranha-céu mais alto do mundo, um símbolo da pujança de Nova York, que havia sido inaugurado 14 anos antes. O edifício, de 102 andares, tem 444 metros de altura.

Para quem se lembra dos atentados de 11 de setembro de 2001, com as Torres Gêmeas do World Trade Center indo ao chão, essa história ecoa com a mesma sensação de um ataque deliberado contra uma construção icônica — curiosamente, aliás, foi a Torre Norte do World Trade Center que tirou do Empire State o posto de maior prédio do mundo, nos anos 1970.

Nesse caso de 80 anos atrás, contudo, o choque não foi intencional.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima