Viajar pelo Mercosul ficará mais simples e barato nos próximos meses. O Senado aprovou, no dia 20 de agosto, o projeto que elimina a cobrança de roaming internacional entre os países do bloco. A medida entrará em vigor 90 dias após ser publicada no Diário Oficial da União.
O roaming é a tarifa adicional cobrada quando um cliente utiliza ligações ou internet fora da área de cobertura de sua operadora, em redes estrangeiras. Com o novo acordo, brasileiros que forem para destinos como Buenos Aires e Montevidéu poderão usar ligações e internet no celular pelo mesmo valor pago em seus planos no Brasil, sem custos adicionais. Hoje, esse serviço gera tarifas extras, já que depende do uso de redes estrangeiras.
O acordo, firmado em 2019 e agora ratificado pelo Congresso, vale para os cinco países membros do bloco: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. A expectativa é que a mudança torne as viagens mais acessíveis e incentive o turismo regional, já que elimina um gasto comum para quem cruza fronteiras na América do Sul.
Vale destacar que a medida vale apenas para os países do bloco. A Venezuela, que foi suspensa do acordo em 2016, não está incluída. Para viagens a destinos fora do Mercosul, como Equador, Colômbia ou Peru, continua existindo o roaming.
Além dos países do Mercosul, o Brasil já possui um acordo semelhante com o Chile, onde também não há cobrança adicional de roaming.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Fonte.:Viagen