A Agência do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas e Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), Regional Sudoeste, com sede em Cáceres, finalizou o Ciclo Integração do Programa Líder de Fronteira – Terra de Oportunidades, com o lançamento da Agenda de Desenvolvimento Territorial Mato Grosso-Bolívia, realizado no dia 27 de agosto,, no município boliviano San Ignacio de Velasco.
A ação consolida o protagonismo da unidade regional como referência internacional do Sebrae/MT e fortalece a fronteira como espaço de cooperação, integração e prosperidade. O trabalho envolve sete municípios de Mato Grosso – Cáceres, Comodoro, Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade e dois bolivianos – San Ignacio de Velasco e San Matías.

Para a analista do Sebrae/MT e gestora do programa em Cáceres, Cristiane Flores, o resultado alcançado é reflexo de um trabalho coletivo. Segundo ela, a Agenda é fruto de uma construção colaborativa, que une lideranças brasileiras e bolivianas em prol do desenvolvimento sustentável da região de fronteira, reafirmando o compromisso público com soluções integradas e com a valorização das potencialidades territoriais.
A Agenda foi lançada oficialmente em abril, em Cáceres, e em junho chegou à Bolívia, em evento realizado em San Matías. O encerramento ocorreu no Conselho Municipal de San Ignacio de Velasco, reunindo ampla representatividade dos dois países, incluindo prefeitos e autoridades bolivianas, além de prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios brasileiros da faixa de fronteira, representantes de universidades, instituições de segurança pública, empresários e lideranças do terceiro setor.

O prefeito de Conquista d’Oeste, Odair Vargas, destacou que a iniciativa representa um passo estratégico para o fortalecimento dos territórios. “Trata-se de uma ação muito importante do Sebrae/MT, com grande potencial de promover o desenvolvimento de toda a região, tanto no oeste de Mato Grosso quanto na Bolívia. São atividades planejadas para o curto, médio e longo prazo, capazes de trazer uma verdadeira transformação para os dois lados da fronteira”, acrescentou.
Ao destacar a qualidade do trabalho desempenhado pelos parceiros, o prefeito de San Rafael de Velasco, Jorge Vargas Roca, falou sobre a defesa do território com sentimento de pertencimento: “Não se ama o que não se conhece e não se luta pelo que não se ama”, completa.
O prefeito de Nova Lacerda, Ailton Lagoano, também enfatizou a relevância do processo e reforçou a parceria estabelecida. Segundo ele, o caminho certo é a integração, marcada pela troca de ideias e pelo debate construtivo. “Nós somos parceiros. Quero reforçar: somos parceiros nesse processo”, afirmou.
Já o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Briskin, ressaltou a importância estratégica e simbólica do lançamento do Programa Líder em San Ignacio, realizado em território boliviano. “A integração transfronteiriça é o eixo central da proposta, incentivando os parceiros bolivianos a acelerar a aproximação com a região oeste de Mato Grosso, especialmente Vila Bela da Santíssima Trindade e Casco, fortalecendo os laços econômicos, sociais e culturais”.
Briskin também chamou atenção para os desafios de infraestrutura enfrentados no lado boliviano, como a falta de pavimentação e energia na fronteira, que precisam ser superados para viabilizar o desenvolvimento local. Na visão dele, com essas melhorias e a implementação do Programa Líder do Sebrae, haverá geração de riqueza para as comunidades de ambos os países.

Honra ao mérito
Na ocasião, a gerente da Regional Sudoeste, Cirlene Espicaski recebeu uma honraria ao mérito pelos serviços prestados à fronteira e à instituição como um todo. A Diretoria Executiva do Sebrae/MT, composta pela superintendente Lélia Brun, o diretor Técnico André Schelini e o diretor Administrativo e Financeiro Roberto Dahmer, juntamente com o gerente estadual de Desenvolvimento Territorial, Sandro Rossi, e a gestora estadual do programa, Cynthia Justino, também foi reconhecida pelo apoio institucional que possibilitou a realização do projeto.
“Com o encerramento do ciclo, o Sebrae/MT reafirma seu propósito de fortalecer territórios, conectar nações e transformar realidades por meio da cooperação internacional”, disse a gerente Cirlene.
–
–
Fonte Agencia Sebrae