A comuna de Agrigento, na Sicília, foi escolhida a Capital Italiana da Cultura para o ano de 2025. Localizada na costa meridional da ilha, a cidade está em um ano repleto de eventos valorizando as tradições e história da região. Ainda que a cidade de Agrigento em si não tenha muitos atrativos, o destino merece a visita principalmente por seu famoso sítio arqueológico com ruínas gregas:
O maior sítio arqueológico da Europa
A principal atração para quem visita Agrigento continua sendo a sua Zona Arqueológica, mais conhecida pelo nome Valle dei Templi – o Vale dos Templos. O apelido não veio à toa, já que ali ficam algumas das ruínas gregas mais espetaculares fora da atual Grécia.
Algumas estão em ótimo estado de conservação, caso do Templo da Concórdia, uma estrutura de quase 2,5 mil anos atrás. O monumento é considerado o melhor exemplo dórico ainda remanescente além do Partenon de Atenas.

Considerado pela Unesco um Patrimônio da Humanidade desde 1997, o sítio arqueológico de Agrigento também é o maior da Europa, ocupando uma área de 1,3 mil hectares que – apesar da denominação – não fica em um vale, mas em uma encosta montanhosa.
Além de outras estruturas da antiga cidade de Akragas, como o local era chamado pelos gregos, também há resquícios identificados de sete templos, em diferentes níveis de conservação.
A atração costuma ser visitada em tours que partem da própria cidade de Agrigento ou de outras cidades mais populares da Sicília, como Catânia (a 160 km) e Palermo (a 130 km).
Ingressos básicos para o sítio arqueológico custam € 17 e podem ser reservados online.

Agrigento além das ruínas
Dentro do parque onde ficam as ruínas, também há uma alternativa “escondida” para visitar: o Giardino della Kolymbethra, um pomar ancestral que foi viabilizado por antigos aquedutos subterrâneos.
Além de oliveiras centenárias, esse jardim revitalizado a partir do século 19 é famoso por seus pés de laranja e limão, que emprestam à vizinhança um agradável aroma cítrico quando é época de fruta.
O ingresso para o Giardino pode ser adquirido junto ao ticket para o Vale dos Templos, em um combo que sai por € 23.

Menos visitada que o sítio arqueológico, a cidade de Agrigento também conta com pontos que valem uma passada. Para quem quer se aprofundar um pouco mais nos achados dos períodos grego e romano na Sicília, a dica é visitar o Museo Regionale Pietro Griffo, que conserva fragmentos de esculturas, objetos e outros resquícios da antiga civilização.
O ponto forte da cidade de 60 mil habitantes são suas igrejas históricas, com destaque para a Catedral de Agrigento, uma estrutura do século 11 que hoje sedia a arquidiocese local.
Compartilhe essa matéria via:
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte.:Viagen