
Por definição, um acidente é algo que ocorre de forma fortuita, inesperada e contrária ao que seria desejável. O problema de algo fora do previsto é justamente que, por mais cuidadosos que sejamos, eles ainda assim podem acontecer. E, se ocorrem quando você está se hospedando em um Airbnb, pode surgir uma dúvida sobre como proceder.
Afinal, se você quebrou algo, mesmo sem querer, o mais provável é que tenha que pagar pelo dano causado. O anfitrião vai perceber isso mesmo que você não fale nada, então a dica é uma só: seja honesto.
Admitir que quebrou algo acidentalmente, fornecendo provas do que aconteceu, dá subsídios para seu host fazer os reparos necessários e protege o próprio hóspede de cobranças indevidas, servindo como uma documentação do que de fato ocorreu.
Confira as orientações do Airbnb para quem acaba danificando alguma coisa durante a estadia.
O que fazer se eu quebrar algo?
Caso você quebre algo durante seu aluguel por temporada, avise o anfitrião o quanto antes!
Mas atenção: faça isso trocando mensagens pelo próprio sistema do Airbnb (app ou site). Pode até ser mais prático usar outros aplicativos, como o WhatsApp, mas se comunicar dentro da plataforma garante que o Airbnb tenha acesso à troca de mensagens e possam para avaliar qual lado tem razão caso surja uma divergência sobre a extensão dos danos e valores.
O recomendado é que, além de uma mensagem descrevendo o que aconteceu, você já anexe fotos do estrago.
Como funciona o pagamento?
A cobrança deve ser feita pelo anfitrião através da Central de Resoluções do Airbnb. Essa solicitação de pagamento pode ocorrer mesmo que você não tenha avisado nada – em geral, a única diferença é o momento em que a cobrança virá, já que, se não for informado, a tendência é que seu host só perceba os danos quando verificar a propriedade após sua estadia terminar.
Uma vez feita a cobrança, o hóspede tem 24 horas para responder à solicitação. Aí, surgem duas possibilidades: ou você paga o valor inteiro e o pedido se encerra imediatamente; ou, se houver alguma divergência a respeito dos valores, você pode pagar um valor parcial ou se recusar a ressarcir o anfitrião. Neste caso, porém, a disputa pode seguir, passando a envolver o próprio Airbnb.
E se eu não pagar?
Caso você discorde do valor cobrado ou simplesmente não faça o pagamento em tempo hábil, o anfitrião pode acionar o Airbnb para executar a cobrança. A equipe de atendimento da plataforma então avaliará se o valor pedido é justo, além de analisar as mensagens trocadas ao longo do processo (por isso é tão importante se comunicar apenas dentro da plataforma uma vez que mensagens externas não são consideradas).
O Airbnb então entrará em contato com você, podendo pedir mais informações ou avisando que a cobrança será feita. Se houver entendimento de que o anfitrião tem razão no pedido, uma cobrança será debitada no cartão de crédito ou outra forma de pagamento cadastrada previamente na plataforma. Depois disso, hóspedes ainda têm até 60 dias para recorrer.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


