10:09 PM
14 de setembro de 2025

Alcaparra não é só coadjuvante: conheça os benefícios desse alimento

Alcaparra não é só coadjuvante: conheça os benefícios desse alimento

PUBLICIDADE



As alcaparras são um ingrediente muito apreciado na culinária do Mediterrâneo. Resultantes da conserva das flores, ainda em broto, dos arbustos da espécie Capparis spinosa, elas conferem um sabor salgado e levemente amargo para dar um toque especial às receitas.

Mas será que, além do gosto diferenciado, elas podem trazer alguma vantagem para a saúde de quem come?

O que, exatamente, é a alcaparra?

A alcaparra que conhecemos no Brasil é um botão de flor ainda imaturo, colhido do arbusto antes de desabrochar – e submetido imediatamente a uma conserva, geralmente em sal e vinagre, mas também podendo conter outras especiarias.

Embora o arbusto também produza frutos, por aqui o que apreciamos e utilizamos em receitas – como acompanhamento de peixes, molhos de massa, ou salpicadas em saladas ou carpaccio, por exemplo – é mesmo a flor em botão colocada em salmoura.

+ Leia também: A dieta planeterrânea

Alcaparra traz benefícios?

Sim, essa florzinha tem várias benesses em potencial à saúde, graças à presença de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino, além de ajudar na sensação de saciedade.

Continua após a publicidade

A alcaparra conta ainda com quantidades interessantes de cálcio e de potássio, dois nutrientes associados à saúde do sistema circulatório. Mas atenção! Como ela está em conserva, pode ser que o nível de sódio adicionado pelo sal acabe se sobrepondo a esse possível benefício. Sódio em excesso, afinal, leva à hipertensão.

Ela ainda conta com doses interessantes de vitamina A, associada à saúde dos olhos, e vitamina K, famosa por ajudar na cicatrização de ferimentos.

No entanto, todos essas possíveis predicados devem ser encarados como algo bastante modesto: as alcaparras, afinal, são pequenas, e as receitas pedem que elas sejam utilizadas em quantidades bem baixinhas.

Continua após a publicidade

Isoladamente, a planta não será suficiente para mudar muito a saúde, e o ideal é inseri-la numa rotina de alimentação saudável.

+ Leia também: Aspargo: conheça os benefícios e veja como consumir

Cuidados com o excesso

Contraindicações para o consumo da alcaparra não são muito comuns, salvo em casos nos quais há algum tipo de hipersensibilidade ou alergia aos seus componentes.

Mas, por se tratar de um produto em conserva, é importante degustar com moderação em função dos elevados níveis de sal a ingestão excessiva de sódio pode levar a problemas cardiovasculares no longo prazo como mencionado anteriormente.

Continua após a publicidade

A maioria das receitas pede uma quantidade pequena de alcaparras, então isso não deve ser um grande problema para apreciar o sabor peculiar com segurança.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima