Todos os anos no verão, diversas cidades da Alemanha entrecortadas por rios tornam-se palco de uma tradição inusitada: corrida de patos de borracha pelas águas.
Cada vez mais o evento tem ganhado fama pelo mundo graças a viajantes que se deparam com a “competição” inesperada e fazem registros sobre o que viram. Dependendo da postagem, pode até parecer que se trata de um evento isolado, mas, na verdade, eles são disseminados pelo país.
Onde ocorrem as corridas de patos
Conhecidas em alemão como Entenrennen e por vezes também citadas em inglês como “Duck Race” ou “Yellow Race” (referência à clássica cor amarela dos patinhos de borracha), essas corridas podem ser testemunhadas em diversas cidades da Alemanha que contam com um rio em sua área urbana.
Uma das mais famosas é a corrida que ocorre no rio Brenz, na cidade de Giengen, na parte meridional do país. Ela fica a meio caminho de Stuttgart (a cerca de 120 km) e Munique (a 145 km). Mas está longe de ser a única: embora não haja um cálculo oficial, diferentes levantamentos indicam que as corridas de patos são realizadas em mais de 50 cidades alemãs.
Em geral, o evento (que também existe em outros países, com uma versão particularmente famosa ocorrendo no rio Tâmisa, em Londres) sempre ocorre no auge do verão, em julho. Mas o mais indicado é conferir se a cidade que você está visitando não tem algo do tipo ocorrendo pelos dias que você vai passar lá, já que também é comum encontrar algumas versões da corrida em agosto.
Outras cidades com Entenrennen famosos são Freiburg, Karlsruhe e Tübingen.
Por que fazer corridas de patos?
Além de um evento divertido, as corridas de patos alemãs costumam ter uma motivação social. Quase sempre elas são realizadas como uma ação de arrecadação de fundos para entidades sem fins lucrativos que atuam em prol de alguma causa social.
Cada cidade tem seu próprio modelo, mas um sistema clássico é a corrida em que os participantes “pagam” para inscrever um pato na competição: ao “comprar” a vaga para concorrer, o dinheiro vai para a entidade beneficiada pelo evento.
Qual o destino dos patos após a corrida?
Talvez você esteja se perguntando: o que é feito dos patos na sequência? Contenções são colocadas ao longo do rio para evitar que eles se percam e nadadores entram em cena para recolher os patos ao final do evento para que sejam reutilizados no ano seguinte.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen