8:54 AM
8 de janeiro de 2026

Almeirão: benefícios para a saúde e como inserir na alimentação

Almeirão: benefícios para a saúde e como inserir na alimentação

PUBLICIDADE



O almeirão é uma hortaliça conhecida pelo seu sabor amargo que ajuda a torná-la um complemento marcante para saladas, além de um bom acompanhamento para carnes e receitas quentes.

O nome gera alguma confusão, já que “almeirão” acaba sendo uma designação popular para uma série de espécies diferentes que fazem parte da família das asteráceas (a mesma da alface), que costumam ganhar designações como almeirão-roxo ou almeirão-do-mato. Dependendo da região do Brasil, há quem conheça o almeirão como radite ou chicória.

A planta da espécie Cichorium intybus é considerada o almeirão mais comum do mercado e, além do sabor característico, traz muitos benefícios à saúde.

+Leia também: Um cardápio mais PANC: conheça as plantas alimentícias não convencionais

Benefícios do almeirão à saúde

Como costuma ocorrer com outras folhas verdes, o almeirão é um tesouro quando o assunto são as fibras. Elas contribuem para o bom funcionamento do intestino, prevenindo quadros de prisão de ventre, além de ter impacto sobre a sensação de saciedade e na regulação da absorção da glicose e das gorduras.

Por isso, embora não substitua um tratamento de saúde, o alimento pode ajudar pessoas com diabetes ou que precisam controlar o colesterol.

Continua após a publicidade

O almeirão também conta com uma série de micronutrientes interessantes à saúde, com destaque para a vitamina A, a B3 (niacina) e a B9 (folato). Todas essas vitaminas ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, além de terem funções relevantes na prevenção de problemas oculares (caso da A) e anemia (caso da B9).

A planta ainda entrega a quem a consome minerais como ferro, cálcio, potássio e fósforo, e compostos interessantes para o organismo, como os flavonoides. Há benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios no consumo dessas folhas.

Outras espécies conhecidas como almeirão têm perfil semelhante, mas as concentrações específicas de determinados nutrientes podem variar conforme a planta e as condições de cultivo.

Continua após a publicidade

Como inserir o almeirão na rotina

O almeirão pode ser consumido cru, em saladas, ou refogado. Devido ao seu sabor forte, a melhor forma de inseri-lo em receitas pode variar muito de acordo com seu paladar, mas ele é um acompanhamento tradicional para pratos que levam frango, por exemplo.

Lembre-se de higienizar adequadamente as folhas antes de consumi-las em salada, lavando-as individualmente em água corrente e posteriormente mergulhando em uma solução desinfetante com hipoclorito de sódio a 1% (considere a proporção de 2 colheres de sopa a cada litro de água), por cerca de 10 minutos. Não esqueça de enxaguar novamente em água limpa após esse processo.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima