10:05 AM
8 de outubro de 2025

Amistosos do Brasil dão chance rara a terceiros goleiros – 08/10/2025 – O Mundo É uma Bola

Amistosos do Brasil dão chance rara a terceiros goleiros – 08/10/2025 – O Mundo É uma Bola

PUBLICIDADE


Quem é o goleiro titular da seleção brasileira? Todos sabem: Alisson. Quem é o reserva de Alisson na seleção brasileira? Todos sabem: Ederson. Por que todos sabem? Porque é assim faz muitos anos.

Alisson, 33, é o camisa 1 do Brasil há uma década. Sua titularidade começou com Dunga, em 2015, e ele disputou duas Copas do Mundo ali, sob as balizas, as da Rússia-2018 e do Qatar-2022.

Ederson, 32, desde 2017, já na era Tite (que durou de 2016 a 2024), tornou-se o substituto imediato de Alisson.

Titulares de dois dos principais clubes do mundo, Alisson no Liverpool e Ederson no Manchester City, campeões na Premier League (mais de uma vez) e na Champions League (uma vez cada um), não deram espaço a mais ninguém.

Terceiros goleiros ali estiveram, como o ídolo corintiano Cássio (em 2018) e o ídolo palmeirense Weverton (em 2022), entre alguns outros, apenas para reforçar o grupo nos treinamentos e bater palmas no banco de reservas durante os jogos.

Será assim novamente na Copa do Mundo de 2026, daqui a oito meses, na América do Norte? Provavelmente, desde que Alisson e Ederson (que trocou recentemente o Man City pelo Fenerbahce, da Turquia) estejam em condições de jogo.

Por que não estariam? Evito a futurologia, trabalho com fatos. E os fatos mostram que os dois têm tido problemas recentes de lesão que os afastaram da seleção.

Costumava ser um ou outro, mas desta vez, para os amistosos do Brasil contra a Coreia do Sul, em Seul, na sexta (dia 10, às 8h de Brasília), e contra o Japão, em Tóquio, na terça (dia 14, às 7h30), os dois estão, simultaneamente, fora.

Alisson sofreu uma lesão na coxa no dia 1º, contra o Galatasaray na Champions League, e Ederson reclamou de dores musculares em treino do Feberbahce no fim da semana passada. O primeiro nem convocado foi, e o segundo acabou cortado.

John, 29, campeão da Libertadores de 2024 com o Botafogo e hoje reserva do belga Sels no inglês Nottingham Forest, juntou-se a Bento, do Al Nassr (time de Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita) e a Hugo Souza, do Corinthians, para as partidas na Ásia.

Eles terão uma oportunidade rara de impressionar Carlo Ancelotti nesse tour asiático, seja nos treinos, seja nos jogos. Na entrevista da convocação, o treinador italiano adiantou que Hugo Souza, 26, seria o escalado diante dos japoneses e que Ederson atuaria contra os sul-coreanos.

Agora, quem jogará a partida na capital da Coreia? Bento, 26, John, três anos mais velho porém calouro na seleção, ou Hugo Souza, com Ancelotti antecipando em quatro dias a entrada do camisa 1 corintiano?

Presente nas listas tanto de Carleto como na dos antecessores Dorival Júnior e Fernando Diniz, Bento (ex-Athletico-PR) deu um tremendo azar quando iniciou sua única partida válida por competição pelo Brasil. Em Buenos Aires, em março, a seleção não viu a bola diante da Argentina, que mesmo sem Messi enfiou um 4 a 1 pelas Eliminatórias.

Dorival rodou depois dessa goleada, e Bento, mesmo tendo saído mal do gol em dois dos tentos argentinos, permaneceu.

Se pensam em Copa do Mundo, cada goleiro deve encarar esses dois amistosos como se já fossem jogos de Mundial. Estando em campo, precisam impressionar o chefe, e a melhor forma é não tomando gol.

Vai que Alisson (sete lesões desde 2023) e Ederson (oito lesões desde 2023) não possam atuar na Copa?

Entre Bento, John e Hugo Souza, um deles, subitamente, será a primeira opção. Qual? Aquele que mais cair no gosto de Carleto.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima