Os laços culinários entre Brasil e França podem ser mais profundos do que se imagina. Quem levanta a hipótese e sai a campo para prová-la é Ana Luiza Trajano, que foi dona do extinto e premiado restaurante Brasil a Gosto, transformado em um centro de pesquisa das tradições culinárias em 2016 e com seis livros publicados.
Ela é também a produtora e apresentadora do programa em oito episódios Por Trás do Prato, que mostra conexão e paralelos entre os dois países, com lançamento no GNT nesta sexta (29), às 22h15.
Na estreia, o foco é a comparação entre a sopa de pescados bouillabaisse, típica da cidade de Marselha, com as moquecas dos estados da Bahia e do Espírito Santo.

“Moro em Paris há sete anos. Desde que cheguei, quando via alguns pratos, notava paralelos com os do Brasil e resolvi investigá-los”, diz a chef, mãe de dois garotos franco-brasileiros e filha da empresária Luiza Trajano.

Para realizar as gravações, ela contou com equipes diferentes nos dois países. “Captamos mais de 800 horas de imagens”, diz ela.

Ainda virão aproximações entre pão de queijo e gougère, feijoada e cassoulet, tapioca e o duo crepe e galete, torresmo e rillon, compotas e frutas confit e quitandas e biscoiterie. No encerramento, um patrimônio comum nos dois lados: frango assado e poulet rôti.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de agosto de 2025, edição nº 2959.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.: Veja SP Abril