“Quando você coloca todos os ovos numa mesma cesta e tem um problema isso tem uma repercussão muito grande para todo país”, disse Baigorri à Reuters após evento na FGV.
“Falamos com o Ministério das Comunicações sobre como diversificar e desconcentrar para mitigar e reduzir riscos…temos alertado que a concentração dos data centers traz riscos”, afirmou.
“Se você tiver um apagão, um terremoto ou incidente, todos seriam afetados. É preocupante do ponto da gestão de riscos concentrar a infraestrutura digital em poucos locais”, acrescentou.
A desconcentração também ajudaria na ampliação da conectividade e no fortalecimento da soberania digital, afirmou, citando que a concentração das instalações de dados do país está associada à infraestrutura de cabos submarinos.
“Essas são duas estruturas que andam juntas…mas hoje o que nos preocupa é a concentração em algumas cidades como Rio, São Paulo e Fortaleza”, disse ele.
“No Rio e São Paulo você tem a concentração do poder econômico e isso gera atração (de novos empreendimentos aos mesmos locais), em Fortaleza, os 17 cabos submarinos que chegam ao Brasil chegam lá na Praia do Futuro, o que gera concentração também”, afirmou.
Fonte.:UOL Tecnologia.: