2:31 PM
6 de fevereiro de 2026

Animais de serviço: os bichos que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem

Animais de serviço: os bichos que realizam trabalhos que nem humanos ou robôs conseguem

PUBLICIDADE


Um rato gigante africano busca rastros de explosivos de minas terrestres nas instalações de treinamento da APOPO em Morogoro em 17 de junho de 2016.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ratos treinados podem detectar a presença de minas terrestres muito mais rápido que os métodos convencionais

    • Author, Simon Watt e Emily Knight
    • Role, BBC, Série “Discovery”
  • Tempo de leitura: 9 min

“Eles conseguem vasculhar uma área do tamanho de uma quadra de tênis em cerca de 20 minutos, enquanto humanos com detectores de metal levariam até quatro dias”, diz a dra. Cynthia Fast, que treina esses animais extraordinários na ONG APOPO.

A APOPO se dedica à detecção e remoção de minas terrestres e outros resquícios explosivos de guerra, utilizando métodos inovadores, como o treinamento de ratos-gigantes-africanos (Cricetomys gambianus).

Todos os anos, minas terrestres matam ou mutilam milhares de pessoas no mundo todo.

“Trabalhamos com o rato-gigante-africano (ou rato-gigante-da-Gâmbia), que tem aproximadamente o tamanho de um gato pequeno. Esses animais recebem esse nome por causa de suas grandes bolsas nas bochechas, semelhantes às de um esquilo ou hamster, onde gostam de armazenar comida.”

Eles são chamados de “HeroRATs” (algo como “RatosHeróis” em tradução livre) e fazem um trabalho à altura do nome: desminam áreas de risco de minas terrestres em algumas das regiões mais problemáticas do mundo — em outras palavras, salvam vidas.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima