5:19 PM
23 de janeiro de 2026

Antonina: bate-volta com história e natureza pertinho de Curitiba

Antonina: bate-volta com história e natureza pertinho de Curitiba

PUBLICIDADE


A apenas 90 km de Curitiba, Antonina é uma opção para um bate e volta saindo da capital paranaense, em um roteiro que mescla atrações históricas e alternativas para curtir a natureza.

Em pleno estuário onde as águas de diversos rios se encontram com o oceano Atlântico, em uma extensão da Baía de Paranaguá (cidade que fica a 50 km, por terra), Antonina está em uma localização geograficamente privilegiada – o que a tornou um dos locais de ocupação portuguesa mais antigos da região Sul do país. É muito comum que os visitantes façam a dobradinha Morretes e Antonina, uma vez que somente 15 km separam uma da outra – Morretes é o destino de muitos visitantes que fazem o famoso passeio de trem partindo de Curitiba (saiba mais).

centro-historico-antonina
Centro Histórico de Antonina (Adriana Rezende Martins Ortega/Wikimedia Commons)

Hoje, o legado do período permanece em seu pitoresco Centro Histórico, e a condição de ser um município no coração de uma das faixas mais extensas de Mata Atlântica preservada permite que esse local pacato, de menos de 20 mil habitantes, mereça uma visita tanto pela sua modesta (mas bela) área urbana quanto pelas alternativas de ecoturismo, com destaque para o chamado Vale do Gigante.

O que ver em Antonina

Mesmo para quem vai com pouco tempo, uma simples caminhada pelo Centro Histórico já permite apreciar elementos do passado de uma comunidade cuja fundação remonta ao ano de 1714 – embora haja registros de ocupação portuguesa quase sete décadas mais cedo.

Continua após a publicidade

O entorno da Praça Coronel Macedo conserva boa parte do casario colonial histórico que dá fama à comunidade. O Theatro Municipal e a Estação Ferroviária são outros prédios bastante fotografados pelos visitantes, e outro ponto imperdível da área urbana é o Armazém Macedo: localizado de frente para a baía, na antiga Rua da Praia (hoje Marquês do Herval), o prédio em ruínas ganhou uma ampla restauração com direito a um cubo de vidro para sediar exposições e eventos culturais. Patrimônio tombado pelo Iphan, a estrutura reabriu em sua nova encarnação em 2022.

Também dá para aproveitar a íntima conexão de Antonina com as águas que a rodeiam. Passeios de barco pela baía podem ser contratados no Trapiche Municipal, com tours que levam até as ilhas próximas. Para botar o pé na areia (e na água), vale se dirigir à Prainha, um local com águas rasas e boa infraestrutura para passar o dia em família, além da proximidade com a Ponta da Pita, um dos melhores lugares para apreciar a paisagem das águas e morros vizinhos.

Vale do Gigante é opção para aventuras na natureza

baia-antonina
Entardecer na Baía de Antonina (Diego Rego Monteiro/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Indo além da área urbana de Antonina, o interior do município também permite se conectar ainda mais com as belezas naturais dessa região. O Vale do Gigante é a ampla área situada aos pés do Pico Paraná, ponto culminante da região sul do Brasil (com uma altitude que ultrapassa os 1,8 mil metros), e uma série de opções de ecoturismo com preços variados e perfis que vão desde a viagem em família até aventuras com mais adrenalina.

Localizado dentro da chamada Grande Reserva Mata Atlântica, trecho contínuo preservado ao longo da costa que vai de Santa Catarina a São Paulo, o Vale do Gigante reúne experiências como rafting, canoagem ou simples caminhadas, que podem ser guiadas. Também há alternativas de hospedagem e refeições dentro do parque, com locais que vendem produtos coloniais.

parque-estadual-pico-parana
Vista do Parque Estadual Pico Paraná, em cujos pés fica o Vale do Gigante (Marcio De Lazzari/Wikimedia Commons)
Continua após a publicidade

Mais recentemente, outra opção de turismo de aventura surgiu no Vale, com a abertura do “Buraco do Morcego” para visitação: trata-se de uma antiga mina de ferro, do final do século 19, que hoje ficou tomada pelos animais que lhe emprestam o apelido – serve para acrescentar um toque mais misterioso à jornada nessa área de natureza deslumbrante.

Todas as opções, pacotes e valores das atrações disponíveis no Vale do Gigante podem ser consultadas no site oficial.





Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima