5:19 PM
30 de novembro de 2025

Anúncios com IA e imagens falsas levaram consumidores a acreditar que essas lojas ficavam na Inglaterra — mas elas estavam na Ásia

Anúncios com IA e imagens falsas levaram consumidores a acreditar que essas lojas ficavam na Inglaterra — mas elas estavam na Ásia

PUBLICIDADE


Uma imagem gerada por inteligência artificial mostrando uma mulher de cabelos castanhos segurando uma criança nos braços, em pé ao lado de uma mesa repleta de colares.

Crédito, Omelia and Oliver Jewels

Legenda da foto, A Omelia & Oliver Jewels está entre as empresas denunciadas ao Facebook por anúncios enganosos e gerados por inteligência artificial

    • Author, Alice Cullinane e Rebecca Woods
    • Role, BBC News, West Midlands

A Meta, proprietária do Facebook, foi acusada por consumidores no Reino Unido de permitir que empresas mal intencionadas “se alastrassem desenfreadamente” em suas plataformas.

Mais de 60 entraram em contato com a BBC depois da publicação de uma reportagem que revelava que empresas estrangeiras inescrupulosas estavam usando imagens e histórias falsas para se passar por empresas familiares do Reino Unido e atrair compradores.

Parte dos consumidores disse ter sido alvo de anúncios no Facebook e no Instagram. O guia britânico do consumidor Which? afirmou que as empresas estavam usando as plataformas para “espalhar suas mentiras o mais longe e amplamente possível”.

A Meta declarou ter removido o conteúdo de seis empresas, apontadas pela BBC, que alegavam estar sediadas na Inglaterra, mas estavam importando produtos baratos da Ásia.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima