8:21 PM
11 de janeiro de 2026

Anvisa recolhe alimentos por risco à saúde; lista tem molho suspeito de conter vidros e panetones com fungo

Anvisa recolhe alimentos por risco à saúde; lista tem molho suspeito de conter vidros e panetones com fungo

PUBLICIDADE



Ler Resumo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ordenou, ao longo da semana, o recolhimento de diversos produtos alimentícios por irregularidades em sua composição. A lista inclui panetones infectados com fungo, molhos com possíveis pedaços de vidro e uso de cogumelos proibidos em alimentos, além disso, houve ainda a suspensão de lotes de produtos da Nestlé suspeitos de intoxicação e o recall de suplementos à base de páprica vendidos como benéficos para a visão.

Na ação mais recente, nesta quinta-feira (8), a autarquia determinou a suspensão do lote LM283 do molho de tomate Passata de Pomodoro Di Puglia, da marca Mastromauro Granoro. A medida foi tomada depois de um alerta de que o produto, importado no Brasil, continha pedaços de vidro.

O aviso foi emitido pela rede RASFF, sistema para a comunicação de problemas de segurança alimentar na União Europeia. Com a medida, o lote do produto teve a sua comercialização, distribuição, importação, divulgação e consumo suspensos.

Confira mais produtos que serão recolhidos:

Panetone com fungos

Nesta mesma semana, a autarquia também determinou a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da empresa D’Viez Indústria e Comércio de Chocolates Finos Ltda. O recolhimento voluntário foi comunicado pelo fabricante após detectar o aparecimento de fungos na superfície do produto.

A medida atinge os lotes Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional 140g (lote: 251027), Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons Formato de Língua de Gato – 700g (lote: 251027), Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027) e Panetone com Frutas Trufado Tradicional – 700g (lote: 251027). Os lotes citados têm validade até 27 de fevereiro.

Alimentos com cogumelo irregular

Também foram suspensos os produtos alimentícios da empresa Coguvita II Alimentos Ltda e da marca Smush Smushnuts. Os referidos produtos foram fabricados com os cogumelos Lion´s Mane e Cordyceps, ingredientes não permitidos porque ainda não tiveram a sua segurança avaliada para uso em alimentos.

Continua após a publicidade

“A divulgação dos produtos também é feita de forma irregular, afirmando, sem comprovação científica, que o seu consumo contribui para a saúde mental, memória, foco e imunidade”, explica a Anvisa em nota.

Suplemento Neovite Visão

Outro produto que deve ser recolhido é o Neovite Visão, suplemento alimentar voltado para a saúde ocular, da empresa BL Indústria Ótica Ltda. (Bausch Lomb).

“Os referidos lotes foram fabricados com Capsicum annuum L. (fruto da páprica), ingrediente não autorizado em suplementos alimentares como fonte de zeaxantina [antioxidante natural, importante para a saúde dos olhos]. Além disso, a quantidade de Caramelo IV (caramelo processo sulfito-amônia) nos produtos está acima do limite permitido”, disse a Anvisa em nota.

Estão proibidos de ser comercializados, distribuídos, fabricados, importados, divulgados e consumidos os lotes 25G073, S25C004, S25C003, S25C002 e S25G072. A empresa comunicou o recolhimento voluntário dos lotes depois de identificar irregularidades.

Continua após a publicidade

Fórmulas infantis da Nestlé

Nesta quarta-feira (7), a Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição e o uso de alguns lotes de produtos de nutrição infantil da Nestlé, incluindo fórmulas das linhas NAN, Nestogeno e Alfamino.

A medida foi adotada após a identificação do risco de contaminação por uma toxina associada a sintomas gastrointestinais, como náuseas e vômitos. Antes da decisão da Anvisa, a empresa já havia iniciado um recall (recolhimento) voluntário em mais de 20 países.

Segundo a Nestlé, análises de qualidade de rotina indicaram a possível presença de cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus, que pode representar risco à saúde quando ingerida. Diante do resultado, a companhia optou pelo recolhimento preventivo dos produtos.

No Brasil, estão fora de comercialização lotes das seguintes marcas: Nestogeno, NAN Supreme Pro, NANLAC Supreme Pro, NANLAC Comfort, NAN Sensitive e Alfamino. De acordo com a empresa, a toxina foi identificada em um ingrediente provido por um fornecedor global terceirizado de óleos, o que levou à recomendação de um recolhimento em escala internacional.

*Com informações da Agência Brasil



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima