Ler Resumo
Introdução
A Anvisa determinou o recolhimento de diversos suplementos da linha Glamorous, da marca Deluxe. Produtos eram vendidos com promessas de emagrecimento, mas não têm origem conhecida e fazem alegações terapêuticas indevidas. Há relatos de efeitos adversos. Entenda os riscos e quais produtos foram afetados.
- Anvisa recolhe suplementos da linha Glamorous (Deluxe) por irregularidades.
- Produtos faziam alegações indevidas de emagrecimento e tinham origem desconhecida.
- Comercialização, distribuição e uso dos suplementos estão suspensos imediatamente.
- Relatos de efeitos adversos graves, como taquicardia e falta de ar, foram recebidos.
- Cuidado com a onda de “Ozempic natural”: suplementos não são inócuos e podem ser perigosos.
Este resumo foi útil?
Resumo gerado por ferramenta de IA treinada pela redação da Editora Abril.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta sexta-feira o recolhimento de diversos suplementos da linha Glamorous, da marca Deluxe.
Nas redes sociais, a marca e influenciadores parceiros afirmam que as cápsulas auxiliam no emagrecimento. Mas suplementos alimentares não podem fazer alegações terapêuticas, funcionais ou de benefícios à saúde e essa foi uma das infrações sanitárias que levaram à decisão da Anvisa.
A entidade cita ainda que os produtos têm origem desconhecida e denominação que “sugere implicitamente ou explicitamente essas alegações” [de perda de peso]. Entre os nomes dos rótulos que devem ser recolhidos, estão:
- Suplemento Alimentar Glamorous Black Deluxe (Todos);
- Suplemento Alimentar Glamorous Shape (Todos);
- Suplemento Alimentar Glamorous Ozem (Todos);
- Suplemento Alimentar Ozemzinho (Todos);
- Suplemento Alimentar Firezinho (Todos);
- Suplemento Alimentar Blackzinho (Todos);
- Suplemento Alimentar Shapezinho (Todos);
- Suplemento Alimentar Mini Shape (Todos);
Com a ação da autarquia, ficam suspensas a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso destes suplementos. O perfil oficial segue, contudo, ativo nas redes.

Efeitos colaterais relatados
A Anvisa também afirma no despacho que recebeu relatos de efeitos adversos como taquicardia e falta de ar. No site Reclame Aqui, uma usuária reclama que foi parar na UTI com arritmia após fazer uso de um dos produtos.
Embora não seja possível afirmar uma relação de causa e efeito, é sabido que suplementos alimentares, apesar de serem vendidos como tal, não são inócuos. Combinações de substâncias podem gerar efeitos imprevisíveis e, se a origem do produto for desconhecida, pior ainda, pois não é possível afirmar com certeza qual é a sua composição.
“Ozempic” natural ou em cápsulas
Na esteira do sucesso das canetas emagrecedoras, no último ano explodiu a oferta de supostas versões “naturais” de Ozempic e Mounjaro.
Mas fique atento. Embora fibras como o psyllium, frequentemente presente nessas formulações, até possam dar alguma ajuda na perda de peso, elas estão longe de ter o mesmo efeito do medicamento.
Leia mais sobre o assunto clicando aqui.
Fonte.:Saúde Abril


